Como fazer um jardim de ervas interior

  • on 17 de abril de 2013

As ervas aromáticas dão aquele sabor especial aos nossos cozinhados, mas também podem ser utilizadas como elemento decorativo no interior das nossas casas.

São de cultivo simples e não exigem grandes cuidados, podendo ser mantidas até no interior das nossas cozinhas, conferindo-lhes mais cor e um aroma agradável.

O passo-a-passo que lhe vamos mostrar ensina-lhe a fazer um bonito jardim de ervas interior, onde poderá expor as ervas aromáticas mais deliciosas e cheirosas.

Confira já de seguida o passo-a-passo.

 

jardim-ervas

 

O que vai precisar:

  • Caixa de madeira ou uma gaveta (de preferência com aberturas no fundo para permitir alguma drenagem)
  • Pedras
  • Terra para plantas
  • Plantas aromáticas à sua escolha
  • Musgo (opcional)
  • Forro de plástico (opcional)

Como fazer:

Comece por limpar bem a caixa, gaveta ou recipiente em madeira onde irá colocar as suas plantas aromáticas. Arranje também as plantas, retirando-lhes folhas velhas e aparando as raízes para que agarrem melhor, mas com cuidado. A limpeza do recipiente deve ser efetuada com um pano húmido. Evite utilizar detergentes agressivos que depois se possam transferir para a madeira. Deixe secar bem antes de passar aos passos seguintes.

Encha o fundo da caixa com um pouco de pedras. Espalhe as pedras ao longo de todo o fundo de forma uniforme, como se pode ver na imagem.

 

fundo-caixa

 

Cubra com um pouco de terra para plantas e marque com os dedos o local onde vai plantar as ervas aromáticas, deixando pelo menos alguns cms de espaço entre cada uma, para que possam crescer bem e ampliar as raízes.

 

plantas-aromáticas

 

Cave um buraquinho na terra para colocar a planta. Coloque-a delicadamente e adicione mais um pouco de terra nos lados, para que fique bem acomodada.

Repita o processo para cada uma das plantas e, em seguida, preencha com mais terra até que cada planta fique bem suportada e coberta.

Pode adicionar um pouco de musgo no topo da terra, colocando pequenos pedaços do mesmo em volta de cada planta. Tenha o cuidado de deixar algum espaço livre para colocar água junto ao caule da planta aromática.

Depois de terminar o plantio, regue cada planta diretamente na base das hastes. Se regar em excesso, não se esqueça de deixar secar bem o solo antes de adicionar mais. Coloque o seu jardim de ervas interior  num local cheio de sol e está feito!

jardim-ervas2

Pode também substituir as plantas aromáticas por outro tipo de plantas de baixa manutenção, como por exemplo bonitos cactos.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *