As ervas aromáticas dão aquele sabor especial aos nossos cozinhados, mas também podem ser utilizadas como elemento decorativo no interior das nossas casas.
São de cultivo simples e não exigem grandes cuidados, podendo ser mantidas até no interior das nossas cozinhas, conferindo-lhes mais cor e um aroma agradável.
O passo-a-passo que lhe vamos mostrar ensina-lhe a fazer um bonito jardim de ervas interior, onde poderá expor as ervas aromáticas mais deliciosas e cheirosas.
Confira já de seguida o passo-a-passo.
O que vai precisar:
- Caixa de madeira ou uma gaveta (de preferência com aberturas no fundo para permitir alguma drenagem)
- Pedras
- Terra para plantas
- Plantas aromáticas à sua escolha
- Musgo (opcional)
- Forro de plástico (opcional)
Como fazer:
Comece por limpar bem a caixa, gaveta ou recipiente em madeira onde irá colocar as suas plantas aromáticas. Arranje também as plantas, retirando-lhes folhas velhas e aparando as raízes para que agarrem melhor, mas com cuidado. A limpeza do recipiente deve ser efetuada com um pano húmido. Evite utilizar detergentes agressivos que depois se possam transferir para a madeira. Deixe secar bem antes de passar aos passos seguintes.
Encha o fundo da caixa com um pouco de pedras. Espalhe as pedras ao longo de todo o fundo de forma uniforme, como se pode ver na imagem.
Cubra com um pouco de terra para plantas e marque com os dedos o local onde vai plantar as ervas aromáticas, deixando pelo menos alguns cms de espaço entre cada uma, para que possam crescer bem e ampliar as raízes.
Cave um buraquinho na terra para colocar a planta. Coloque-a delicadamente e adicione mais um pouco de terra nos lados, para que fique bem acomodada.
Repita o processo para cada uma das plantas e, em seguida, preencha com mais terra até que cada planta fique bem suportada e coberta.
Pode adicionar um pouco de musgo no topo da terra, colocando pequenos pedaços do mesmo em volta de cada planta. Tenha o cuidado de deixar algum espaço livre para colocar água junto ao caule da planta aromática.
Depois de terminar o plantio, regue cada planta diretamente na base das hastes. Se regar em excesso, não se esqueça de deixar secar bem o solo antes de adicionar mais. Coloque o seu jardim de ervas interior num local cheio de sol e está feito!
Pode também substituir as plantas aromáticas por outro tipo de plantas de baixa manutenção, como por exemplo bonitos cactos.
Uma resposta