Como fazer um jardim vertical com pallet

Você já ouviu falar em pallet? Também chamado de palete, este é um estrado que pode ser construído com metal, plástico ou madeira e utilizado para diversos fins, especialmente para fazer o transporte de cargas. No entanto, talvez você não saiba que o pallet também pode ser usado para fazer jardim verticais – e fica muito bonito, por sinal. Confira como fazer um jardim vertical com pallet e deixe a sua casa mais elegante.

O que fazer

O jardim vertical com pallet não tem segredo. Ele é muito simples e prático de montar e os materiais são facilmente encontrados. Basicamente, o que você vai precisar é de um pallet, uma lixa, pregos, martelo, grampeador, grampos e uma lona de jardim. O pallet e a lona de jardim você pode encontrar em lojas especializadas em jardinagem. O pallet especialmente pode ser adquirido em supermercados e feiras, já que ele é usado para o transporte de alimentos. A parte negativa é que ele pode não estar em bom estado. Então, confira se ele está com cupins, embolorado, muito sujo, quebrado ou se é muito frágil. Se não encontrar em lugar algum, é possível comprar pallets pela internet. O preço não é tão acessível quanto o de supermercados e feiras, mas pode valer a pena pela comodidade.

Depois de ter em mãos todos os materiais, o primeiro passo é lixar bem o pallet para que ele fique totalmente liso e sem farpas que possam lhe machucar ou prejudicar a planta. Certifique-se de que a parte de trás do pallet está bem firme. Caso não esteja, pregue pedaços de madeira em tamanhos e espessura similar à das outras ripas do pallet.

Em seguida, pegue a lona, que deve ter o tamanho entre duas e três vezes maior que o pallet, para que ela possa cobrir todo o interior e ainda sobre bastante lona dos lados. Pregue a lona com os grampos por todo o pallet e dobre o material para evitar que a terra caia pelos espaços laterais da estrutura.

Deixe o pallet deitado e esparrame a terra por todo o pallet. Lembre-se que a terra já deve ser adubada para facilitar o crescimento das plantas. Deixe espaço para colocar as plantas no pallet e pressione bem para que a terra fique totalmente acomodada. Então, começando de baixo para cima, vá plantando as mudas. Você pode colocar mais terra se achar que é necessário para firmar bem as plantas.

Por fim, regue bem as mudas. Comece a rega pela parte superior e depois vá até as plantas que estão embaixo, que devem receber menos quantidade de água. Isto deve ser feito porque, quando o pallet estiver na vertical, o excesso de água vai escorrer das plantas que estão em cima e naturalmente molhar as que estão na parte de baixo.

Deixe o pallet deitado, na horizontal, por aproximadamente duas semanas. Isso fará com que as plantas criem raízes e fiquem mais firmes. Depois desse período, você pode levantar o pallet e deixá-lo na vertical, encostado na parede ou ainda pendurado na parede próximo a uma janela.

Pronto! O seu jardim vertical com pallet está prontinho. Demora alguns dias até que ele esteja totalmente pronto, mas com certeza vale a pena esperar.




Deixar Comentário