Como limpar um lago

Manter um lago bonito todo o ano requer uma manutenção cuidada. A limpeza de um pequeno lago não é uma tarefa muito complicada, mas são necessários alguns cuidados específicos, especialmente entre abril e outubro, altura em que frequentemente existe maior queda de flores e folhas.

Ter cuidados de limpeza regulares com a manutenção do seu lago é também fundamental não só para o manter bonito, mas também para a saúde dos seres vivos (como peixes, por exemplo) que nele possam habitar.

Aqui ficam algumas dicas úteis de como limpar um lago.

 

 

Segurança

Em primeiro lugar, tenha muito cuidado com a segurança, especialmente dos mais pequenos. As crianças frequentemente gostam de água e um lago pode ser uma grande tentação, mas também uma tentação bastante perigosa. Perca algum tempo a avaliar se precisa de implementar medidas de segurança extra no lago, caso uma criança tenha acesso a este.

Manter o lago limpo

Material vegetal morto e em decomposição (como folhas, ervas e flores, por exemplo) poluem a água. Por isso, talvez seja uma boa opção limpar uma vez por semana o lago com uma rede adequada, especialmente nos períodos mais críticos entre a primavera e o outono.  Se o lago estiver rodeado de árvores pode também colocar a rede por cima deste para apanhar as folhas que vão caindo.

Mantenha cerca de 60% da superfície da água do lago coberta de plantas como lírios de água. Este tipo de plantas vão ajudar a manter a temperatura da água mais fria, dificultando o crescimento e propagação de algas, que são especialmente problemáticas nas alturas mais quentes do ano, deixando a água verde. Com a ajuda destas plantas a água mantém-se limpa conforme as plantas vão crescendo.

No outono, quando as plantas em torno do lago começarem a morrer e secar é importante que as apare ou corte, de modo a evitar que possam cair na água do lago.

Também os peixes ou outros seres vivos que habitem no lago podem ser uma grande ajuda para manter a água do lago limpa todo o ano. Os peixes, por exemplo, podem comer as algas que se vão formando, por isso, não lhes dê alimentação em excesso.

Temperatura

Controle a temperatura da água do lago regularmente, especialmente nos meses mais quentes em que é frequente existir maior evaporação da água. Reponha a água perdida e mantenha os níveis de oxigénio adequados, quer seja através de plantas ou de uma bomba adequada. Este pormenor é especialmente importante no caso de ter peixes a habitar o lago.




Deixar Comentário