Como montar um pára-raios

Alguns danos em edifícios e terrenos podem ser evitados através do emprego de pára-raios. A função dos pára-raios é atrair e isolar os raios e, direccionar a sua energia para um alvo seguro (o chão), servindo assim como isolador de raios. A ideia é que você pode controlar onde os raios batem e direccioná-los para longe das pessoas, propriedades, árvores e gado. A ‘chave’ para usar o pára-raios de forma eficaz é colocá-lo bem alto e enterrá-lo bem. Para que um prédio seja realmente seguro deve utilizar três ou quatro pára-raios, para isolar os raios.

Os pára-raios são ‘comprimentos’ de metal pesado, por vezes, com ‘dedos’ de metal radiantes, que são montados no ponto mais alto de um edifício ou outra estrutura. São ligados à terra com um cabo de arame, pesado, através de uma estaca ou haste de aterramento. No mercado existe uma gama de hastes com suportes de montagem que funcionam bem.

Depois de montar o pára-raios no ponto mais alto da estrutura, deve liga-lo ao chão. O chão de que falamos é a terra ‘solo’. Haverá muita corrente a passar por o cabo, se utilizar um cabo fino, ele vai derreter. Deve utilizar um cabo grosso para ligar o pára-raios à terra. Se o pára-raios for atingido por um raio o cabo terá que aguentar muita corrente. A resistência do fio ou cabo está directamente relacionada com o seu diâmetro (maior resistência para menor diâmetro), e uma vez que o objetivo da unidade é atrair e isolar raios, tornando o caminho para a terra o mais fácil possível, é lógico que quanto mais grosso o cabo, melhor.

Quase todos os cabos usados para os pára-raios são cabos de aço trançados. Cabos de cobre também são por vezes usados quando disponíveis. O cobre tende a ter menos resistência do que o aço, mas também tende a ser mais caro. A diferença de resistência é mínima na prática, portanto, pode utilizar o que for mais barato.

Normalmente, o cabo termina ligado a uma estaca no chão ou a uma haste enterrada no solo. O melhor metal a ser usado para esta finalidade é o cobre. As estacas devem ter pelo menos 1,200 metros de comprimento e 12,7mm de diâmetro. As hastes devem ter pelo menos 1,500 metros de comprimento e 12,7mm de diâmetro. Estes devem ser substituídos em cada quatro a oito anos, dependendo da quantidade de humidade no solo.

Os pára-raios funcionam muito bem no isolamento dos raios.




2 Comments

  1. Hamilton silva Responder

Deixar Comentário