Antes de construir um pavimento ou uma vedação, deve tirar medidas para poder obter os niveis correctos. Existem muitas formas de nivelar e diferentes ferramentas para o fazer. O segredo é escolher a ferramenta certa para o terreno apropriado…
Formas para conseguir um nivelamento correcto
– Alicerces
Os pavimentos de betão sobre a qual vai assentar uma estrutura deverão estar nivelados de forma correcta. Use ripas de madeira e um nível de bolha de ar. Afie algumas ripas curtas numa das extremidades para fazer estacas, depois espete uma no chão num canto da área. Coloque-a de maneira a que o topo fique à altura que pretende para a superfície do betão. Meta uma segunda estaca a um máximo de 1,5 m de distância da primeira. Assente a ripa nos topos das duas estacas e coloque sobre ela um nível de bolha de ar. Ajuste a segunda estaca de maneira a que a ripa fique horizontal. Continue, colocando mais estacas por toda a área, até que a ripa fique horizontal sobre duas estacas. Assim os topos das estacas estarão então todos nivelados entre si. A técnica para nivelar é a mesma para nivelar as fundações de um muro de jardim. Outra maneira de nivelar os topos das estacas, consiste em recorrer a um tubo de plástico transparente e flexível. Este tipo de medição é muito utilizado especialmente em áreas extensas com grandes distâncias entre as estacas . Encha-o com água, com cuidado para que não fique com bolhas de ar. Tire um pouco de água para deixar ar em ambas as extremidades. Segurando as extremidades do tubo na vertical, alinhe o nível da água de uma das extremidades com o topo da primeira estaca. Peça ajuda a alguém para segurar a outra extremidade junto da outra estaca. Ajuste esta de maneira que o seu topo esteja nivelado com a água do tubo e portanto com o topo da primeira estaca. Este processo é muito útil para nivelar dois pontos distantes em divisões diferentes de uma casa, por exemplo, ou cada um deles de um lado de uma esquina.
– Prateleiras
Para saber com certeza de que as prateleiras estão niveladas correctamente utilize um nível de bolha de ar. Fixe um esquadro de suporte e em seguida peça ajuda a alguém para segurar no esquadro seguinte, mantendo-o no lugar; apoie a prateleira sobre os dois. Coloque o nível de bolha de ar sobre a prateleira e desloque o suporte que ainda está solto para cima e para baixo, até que a bolha de ar fique no centro do mostrador. Marque então com um lápis os furos para depois aparafusar a prateleira na parede através dos orifícios do suporte.
Como nivelar pavimentos de betão
Espete uma estaca no chão de modo que o seu topo ligue ao nível a que quer os pavimentos de betão. Espete outras estacas, usando uma ripa e um nível de bolha de ar para se certificar de que os respectivos topos estão nivelados uns com os outros.
Vedações num declive
Divida a vedação em secções horizontais iguais, tendo cada uma o comprimento de um painel da vedação. Use um nível de bolha de ar e réguas para nivelar os suportes. Utilize o nivel de bolha de ar para pôr os painéis da vedação horizontais antes de os pregar em posição.
Método do tubo de plástico para betão e vedações
Use um pedaço de tubo de plástico transparente cheio de água para nivelar dois pontos distantes para quando quiser abrir um caminho, por exemplo à volta de uma esquina.
Segure na vertical as duas extremidades do tubo. Alinhe o nível de água numa extremidade com o nível do primeiro ponto. Peça a alguém ajuda para segurar a outra extremidade do tubo para depois pôr o segundo ponto ao nível do primeiro. O nível da água dentro do tubo de plástico deverá estar no mesmo plano em ambas as extremidades.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
Boa noite,team! Parabéns,pelas dicas de nivelamento.Posso perguntar perguntando? Por favor,onde posso comprar máquina pra unir dois pedaços de tábua de assoalho ou forro.Sempre compro essaas tábuas de forro com emendas em v e gostaria de adquirir a máquina,pra reaproveitamento de sobras de tábuas,obrigado!
sou pesreiro e quero fazer o melhor assentamento vejo no youtub umas peca plastica para nivelamento onde posso encontrar.
já a algum tempo trabalho de pedreiro,mas ainda tenho dificuldade para tirar o esquadro e nivelamento quando é para construir uma casa,alguem pode me dar uma ajudinha …obrigado lages 14/09/2012 um abraço…..
muito ótimo