Como remover nódoas

Regras básicas para remover nódoas

Existem diversas maneiras de remover nódoas dificeis, no entanto há algumas regras que se as seguirmos vão facilitar o processo. O primeiro passo passa por remover o excesso do que provocou a nódoa, pode absorve-la com papel de cozinha ou um lenço de papel. Quando se tratar de nódoas grandes e em tecidos que não absorvam rapidamente, pode optar por retirar o excesso com uma colher ou um pedaço de carvão. Não esfregue a nódoa pois isto vai fazer com que a nódoa penetre ainda mais no tecido fazendo com que esta aumente para o dobro ou o triplo. É também importante colocar algumas questões como: De que é que o artigo é feito? Lã, linho, algodão, seda, fibras sintéticas? Os tecidos brancos e laváveis podem ser branqueados por completo. Nas roupas de cor, pode fazer-se uma aplicação local de sumo de limão, ácido cítrico, água oxigenada ou vinagre. Depois de removida a nódoa, passe bem por água para eliminar quaisquer resíduos do produto utilizado. Passe por água abundantemente, para evitar que eventuais resíduos do produto possam actuar durante a secagem ou quando passar a ferro, estragando o tecido.

Tipos de tecidos e nódoas

Algodão-Linho

Para eliminar nódoas neste tipo de tecido a solução é voltar a molhar a zona afectada com um pouco mais de licor ou bebida que causou a nódoa, esfregando ligeiramente com a ponta do dedo (para que o centro da nódoa se dissolva). Sem deixar passar muito tempo, coloque a peça de roupa debaixo de água fria corrente.

Fibras Sintéticas

Nas peças de roupa em poliamida, poliéster, e etc, a solução é molhar com um pouco de água gaseificada e esfregar ligeiramente com a ponta de um trapo. Em seguida junta-se detergente puro (pode ser em pó humedecido com água, mas é melhor líquido) deixar actuar uns minutos, lavar normalmente.

Tapetes e Alcatifas

 Polvilha-se a nódoa com serradura impregnada em álcool a noventa graus, em amoníaco ou, em último caso, em vinagre. Esfrega-se com uma escova e deixa-se repousar sobre a mancha vários minutos, logo que a serradura seque pode-se aspirar.

Tecidos Artificiais

Molhar imediatamente a nódoa com água morna. Depois desta solução de emergência esfrega-se a mancha com uma mistura de duas partes de álcool a noventa graus e uma de água, até que desapareça por completo. Em seguida, lava-se normalmente.




Uma resposta

  1. henrique moraes Responder

Deixar Comentário