A concentração da mistura de anticongelante do radiador e a água do sistema de refrigeração de um automóvel deve ser verificada pelo menos de seis em seis meses. Deve manter-se o teor correcto de anticongelante durante todo o ano, porque o anticongelante evita também a formação de depósitos e ferrugem no sistema. Além disso, a mistura tem um ponto de ebulição elevado, o que permite que o motor funcione a uma temperatura mais alta, aumentando o rendimento e reduzindo o risco de sobreaquecimento quando está calor…
Os melhores anticongelantes têm uma composição à base de etileno glicol. Esse composto, misturado com aditivos anti-corrosão, pode ser conservado no sistema durante três anos. Após esse período de tempo, deve esvaziar-se o sistema de refrigeração e substituir a água por uma nova mistura anticongelante. Se já não se lembra há quanto tempo é que não muda a água do radiador, é preferível substituí-la.
Quando for necessário substituir a água do radiador, deixe arrefecer o motor e coloque um recipiente por baixo do radiador (um alguidar ou um balde de plástico servem perfeitamente para o efeito). Se não conseguir retirar o bujão de esvaziamento, solte e tire para fora a mangueira inferior.
Tire também o tampão do radiador para a água despejar mais depressa. Examine a água. Se contém partículas de ferrugem ou vestígios de depósitos, o sistema deve ser lavado.
Verifique as mangueiras e braçadeiras. Substitua as mangueiras que apresentem fendas ou sinais de desgaste quando as aperta.
O anticongelante do radiador ataca a pintura. Portanto, antes de encher novamente o radiador enrole uns panos à volta da extremidade da mangueira de enchimento do radiador para absorver os pingos e o líquido entornado.
Coloque novamente o bujão de esvaziamento e a mangueira, se a tirou, e aperte as braçadeiras. Deve preparar previamente a nova solução de anticongelante num regador de 10 1. Se o automóvel tem um depósito de expansão, substitua também a água desse depósito pela mistura correcta, enchendo-o até ao nível assinalado na respectiva parede.
Ponha o motor a trabalhar, com o tampão do radiador tirado, até aquecer a água. Vá atestando até o nível se manter constante, coloque então o tampão do radiador. Para verificar se há fugas, ponha jornais no chão por baixo do motor e do radiador e verifique se está água a pingar. Aperte mais as braçadeiras ou substitua as mangueiras se for necessário.
O anticongelante é tóxico, por este motivo, se usou algum recipiente da cozinha para recolher a água do radiador, não poderá utilizá-lo novamente para alimentos.
Verifique o nível da água no radiador pelo menos uma vez por semana e sempre que vai partir para uma viagem longa. Ateste sempre o radiador com solução anticongelante correctamente preparada a água pura dilui a mistura.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.