Compras de natal online

A época mais agitada do ano, e para muitos a mais importante e rentável, é a época natalícia. De rua em rua, milhares de pessoas apressam-se a fazer as últimas compras para que tudo corra como o esperado na noite santa. No entanto, a tradição de andar pelas ruas ao frio começou a perder-se com a chegada das grande superfícies comerciais: os shoppings. Andar abrigado e ter tudo o que precisa no mesmo edifício tornou-se a preferência para fazer as compras para este dia tão especial.

Mas como nem tudo dura para sempre, o avanço da tecnologia trouxe consigo a evolução do mundo online. Hoje em dia, através da internet, é possível fazer aquilo que há alguns anos atrás só era possível através da presença física. Então, o que é que o natal tem a ver com a era da internet? Tem tudo a ver, pois as actividades em rede trouxeram consigo a possibilidade de fazer compras de natal online.

Compras de natal online

As compras de natal online surgiram numa época em que sair de casa nem para trabalhar é preciso. No entanto, há formas e formas de se fazerem compras online. O método tornou-se cada vez mais seguro, mas mesmo assim ainda há quem sofra com roubos em rede, devido a compras em sites que não são legais.

Os números falam por si: o número de consumidores virtuais saltou de menos de 6 milhões, em 2006, para mais de 23 milhões em 2010.

Compras de natal online

Para não cair em erro, deve saber algumas coisas importantes dentro do mundo do e-commerce.

Compras online em sites seguros

Em primeiro lugar, deve verificar se a página que está a visitar é segura, ou seja, se no endereço electrónico apresenta um “s” (https://). Nem sempre esta letra aparece, mas se for o caso, trata-se de um site seguro.

Em segundo lugar, o consumidor deverá ver se a empresa online disponibiliza informações como a numeração NIF ou NIPC (Número de Identificação de Pessoa Colectiva), endereço, telefone e e-mail. Para além disso, deve verificar o histórico da empresa: em portais de reclamação, por exemplo e saber ao máximo a opnião dos consumidores já experientes naquela empresa. Use as redes sociais para saber mais sobre a empresa. Hoje em dia é o melhor meio para descobrir o que realmente está por trás.

O site deve ser claro em relação aos seus Termos de Utilização e ter informações disponíveis relativamente à sua política de trocas e devoluções.

Preços dos Produtos nas Compras de natal online

Tenha em atenção os preços dos produtos. Se notar que os preços estão muito abaixo daqueles que são praticados no mercado, não avance com a compra.

Nunca confie em sites que lhe pedem a senha do cartão de crédito, pois para efectuar compras isso não é necessário. Os únicos dados necessários são o número do cartão e o código CVC.

Quando se registar no site, tenho o cuidado de escolher uma password bastante complexa, com letras maiúsculas e minúsculas e números.

Um dos golpes aplicados com frequência é conhecido por phishing scan, e é gerado a partir dos clicks que o utilizador faz em links enviados por e-mail com assuntos curiosos. O criminoso instala esse sotware na computador do utilizador e consegue aceder a contas, senhas e outros dados.

Para além destes cuidados, deve ter em atenção se o seu computador está em plena forma, sem vírus e protegido com um anti-virus. Tenha cuidado onde faz as suas compras de natal online, nem sempre o comodismo pode ser sinónimo de compras bem sucedidas.

 




Deixar Comentário