O cultivo de plantas como o confrei, é indispensável em qualquer horta ou quintal. Esta erva vivaz e ramosa é considerada uma planta medicinal com bastantes propriedades terapêuticas. Esta erva resiste bem ao tempo frio e é resistente a geadas…
Confrei – Propriedades terapêuticas
Nome científico: Symphytum officinale L.
Família: BORAGINACEAE
O confrei é uma erva vivaz, com caule de 40 a 80cm erecto e ramoso.
As folhas são grandes, de formato agudo, de superfície ligeiramente ondulada. As flores são de coloração amarela ou violeta, grandes e tubulosas.
Cultivo de plantas – Confrei
Clima: Temperado a frio, resistente a geadas.
Luminosidade: Sombra.
Solo: húmido, mas não encharcado.
Propagação: Divisão de touceiras e estaquia de raízes.
Indicações Terapêuticas
Abcessos, afecções ósseas, bronquite (catarral e asmática), cefalalgias, contusão, debilidade, deslocamentos, dores (olhos, costas, músculos), cortes, febre, feridas, fígado, fissuras, fracturas, furúnculos, gastrite, hematomas, hemoptises, hemorragia pulmonar, hepatite, icterícia, indutor da produção calcária, intoxicações gerais, luxações, pele (acne, erupções, espinhas, inflamações, irritações, tecidos necrosados, rugas de expressão, manchas, irritações, lábios secos ou rachados, sardas ), pressão arterial, queimaduras, picadas de insectos, psoríase, resfriados, reumatismo, rins, senilidade prematura, sinusite, tecidos ulcerados, torções, tosse, tromboflebites, tuberculose, úlceras, varizes.
Propriedades medicinais
Adstringente, anti-inflamatória, calmante, cicatrizante, emoliente, hidratante, higienizante, regeneradora celular, anti-anémica, antiasmática, anti-cancerígena, anti-diabética, anti-diarréica, anti-disentérica, anti-hemorroidal, a anti-inflamatório, anti-leucémica, anti-reumática, calmante, cicatrizante, depurativa, desintoxicante, emoliente, expectorante, hemostática, hidratante, higienizante, laxante, mineralizante, mucilaginosa, tónica.
Parte utilizada: rizoma, raiz e folhas adultas (as novas são tóxicas).
Contra-indicações/cuidados: gestantes. A capacidade de acelerar a multiplicação das células se torna um perigo em potencial, quando de células enfermas. No caso de câncer ou mesmo inflamações, aumenta o tamanho da lesão. O confrei é uma planta medicinal que deve ser usada apenas externamente, a não ser sob orientação de um médico ou especialista. As folhas do confrei possuem uma pubescência irritante à pele.
Efeitos colaterais: o uso interno pode provocar intoxicação no fígado, câncer, irritações gástricas, devido aos alcalóides pirrolizidínicos, que também são mutagênicos e pneumotóxicos.
Modo de usar
Uso externo, cataplasma das folhas por decocção:
Inflamações, reumatismo, tromboflebites, afecções da pele, micoses, dermatites, espinhas, hemostático.
– Alcoolatura: misturar 1 parte de sumo das folhas em 5 partes de álcool. Aplicar sobre as partes afectadas.
– Cataplasma de 6 g de folhas amassadas ao ponto de pasta e aplicar sobre o ferimento, varias vezes ao dia. Pode-se adicionar glicerina à pasta.
– Emplastro: esmagar as folhas em água morna e aplicar sobre o ferimento 2 vezes ao dia. No caso de contusões e inchaços, colocar o emplastro dentro de um pano antes de aplicar.
– Infusão ou Tisana: 30g de folhas por litro de água; 2 folhas maturas em 2 copos de água quente. Tomar 3 vezes ao dia;
– Compressa: usar por modo de decoção das folhas sobre feridas e queimaduras, várias vezes ao dia;
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
Por favor, por quanto tempo se deixa o emplastro na pele? Obrigada abraços Regina
Preciso comprar uma pra plantar uma raiz de confrei