Cultivo de plantas – Cebolinha
Nome científico: Allium schoenoprasum L.
Família: LILIACEAE
Indicações Terapêuticas
Problemas digestivos, mau funcionamento dos rins e hipertensão arterial.
Modo de usar
Infusão das folhas: para gripes e resfriados.
Características da Cebolinha
A cebolinha é uma planta exterior de textura herbácea, aparentada com a cebola. Os bolbos da cebolinha são brancos e alongados e suas folhas são verdes, compridas e cilíndricas, como tubos ocos, inflados desde a base. Após um período frio ela começa a dar a florescer, com flores de coloração branca-esverdeada. Há muitas variedades, incluindo plantas de coloração avermelhada, outras de bolbos maiores ou folhas mais ou menos grossas. Produz híbridos com a cebola, originando plantas estéreis, mas bem adaptadas ao clima quente.
Onde utilizar
A cebolinha é largamente utilizada na cozinha oriental, dando sabor nos legumes fritos, saladas e sopas especiais. Com ela podemos temperar manteigas, queijos, patês, cuscuz, omeletes, etc. Pode substituir com êxito a cebolinha-francesa (Allium schoenoprasum) em muitos pratos. A cebolinha é também um excelente repelente e antibiótico, servindo em preparações orgânicas para prevenir pragas e doenças de plantas.
Como cultivar
Deve ser cultivada sob sol pleno em solo fértil, bem preparado, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. A cebolinha vegeta em uma ampla faixa climática, adaptando-se ao frio e ao calor, mas prefere o clima ameno. Na ocasião da colheita, podemos arrancar a planta inteira ou cortar as folhas na base para que rebrote. Multiplica-se por sementes e por divisão das touceiras.
Condições para o seu desenvolvimento
Clima: Ameno.
Luminosidade: Sol pleno.
Solo: Bem drenado e rico em nutrientes.
Propagação: Sementes ou divisão de touceiras.
Uma resposta