Cultivo de plantas-erva cidreira

Cultivo de plantas medicinais e plantas de jardim – erva cidreira

Nome cientifico: Monarda didyman
Cor da flor: Escarlata, roxa, rosa e branca.

A erva cidreira é uma planta vivaz, cultivada no nosso país, que pode crescer até aos 80 cm de altura e 50 cm de diâmetro. Foi introduzida há muito tempo na Europa, a partir da Ásia Ocidental, e é vulgar encontrá-la próximo das casas, em caminhos, sebes, taludes, até junto a vinhas. Também conhecida como melissa ou citronela-menor, as suas folhas, quando manipuladas, libertam um forte e agradável aroma a limão doce. Apesar de resistente ao frio, a sua parte aérea pode mesmo desaparecer totalmente durante o Inverno.
Floresce entre Junho e Setembro e as sementes ficam maduras entre Agosto e Outubro. Apesar das suas flores serem muito pequenas, surgem em grande número, sendo por isso uma planta extremamente melífera. A erva-cidreira não só traz cor radiante ao jardim como também atrai colibri e borboletas.

Fácil de cultivar, é fundamental num jardim de plantas aromáticas, pela diversidade de características que possui. Propaga-se por sementeira, na Primavera. A germinação pode, por vezes, ser lenta. É fundamental que as sementes, que são muito pequenas, fiquem pouco enterradas, pois caso contrário poderão não germinar. Também podemos facilmente dividir os tufos que forma, na Primavera ou no Outono ou propagar por estacaria durante toda a Primavera/Verão.
Utiliza-se a parte aérea da planta na preparação de infusões, com a planta fresca ou seca, embora muitas pessoas refiram utilizá-la fresca, pois a maioria dos preparados comerciais que circulam no mercado são de muito má qualidade, com ausência total de aromas.
Também pode ser utilizada como planta condimentar. As folhas usam-se para dar sabor a saladas de legumes ou frutas.

Conselhos de crescimento: Plante a 1 a 2 pés de distância umas das outras, em solo húmido e bem drenado, depois das primeiras geadas apare à maneira de ficarem a 1 ou 2 polegadas do chão. Divida na primavera de quando em quando.

 

erva-cidreira




Uma resposta

  1. irene baptista Responder

Deixar Comentário