Cultivo plantas – Alecrim

Cultivo de plantas de jardim e plantas medicinais – Alecrim 

Originário da Europa, trata-se de um arbusto perene, com até 2m de altura, facilmente encontrado em solos pedregosos. As folhas são lineares, estreitas e opostas, de coloração verde na parte superior do limbo e esbranquiçadas na inferior com pêlos bem finos. As flores são azul-violeta e agrupadas em inflorescências axilares do tipo cacho. 

O alecrim exala um aroma forte e agradável. É muito utilizada para fins culinários, medicinais, religiosos, a sua essência também é utilizada em perfumaria, como por exemplo, na produção da água-de-colónia, pois contém tanino, óleo essencial, pineno, cânfora e outros princípios activos que lhe conferem propriedades excitantes, tónicas e estimulantes. 

 A sua flor é muita apreciada pelas abelhas produzindo assim um mel de extrema qualidade. Há quem plante alecrim perto de apiários, para influenciar o sabor do mel. 

Tanto no jardim como em vasos, o solo ideal para o plantio de ervas aromáticas deve ser leve, fofo, poroso, bem drenado e arejado, para favorecer a circulação do ar e da água – essenciais para o bom desenvolvimento das plantas. A adição de areia e matéria orgânica à terra comum do jardim, torna-se essencial para garantir essas condições. Para o plantio em vasos e jardineiras, recomenda-se a seguinte mistura: 

1/3 de terra comum
1/3 de adubo orgânico bem curtido
1/3 de areia grossa lavada 

Antes de encher o vaso ou jardineira com esta mistura, coloque no fundo uma camada de cascalho para garantir a drenagem. 

Modo de usar 

Folhas, por decocção: Balsâmico, regula a secreção biliar, estimulante estomacal, tónico, dispepsia, debilidade cardíaca, febres tifóides, tosse, gases intestinais, asma, bronquite, coqueluche, pressão alta, pâncreas, stress, dores de cabeça. 

Uso externo por fricção: Caspa e queda de cabelos. 

Indicação Culinária 

Fresco (preferencialmente) ou seco, é apreciado na preparação de aves, caça, carne de porco, salsichas,  linguiças e batatas assadas. Na Itália é utilizado em assados de carneiro, cabrito e vitela. Em churrascos, recomenda-se espalhar um bom punhado sobre as brasas do carvão aceso, perfumando a carne e difundindo um agradável odor no ambiente. Pode ser utilizado ainda em sopas e molhos.  

Indicações terapêuticas 

Bom para os rins e vesícula, bem como para o equilíbrio da pressão arterial, auxiliando a boa circulação; auxilia nos estados de depressão, dores reumáticas, digestão, facilita menstruação, combate gota, anti-séptico, sedativo, fortalece a memória. Bochechos de infusão são recomendados para aliviar aftas, estomatites e gengivites.




Uma resposta

  1. wilhams escalante Responder

Deixar Comentário