Cultivo de plantas – Boldo Africano

Boldo Africano

Nome científico: Plectranthus barbatus
Família: Labiatae

Planta de origem africana, e como tal é uma planta de clima tropical. Pode ser plantada em todas as regiões de clima tropical, sendo somente sensível à geada. A sua propagação é feita por estacas. É muito resistente a pragas e doenças. Seis meses após ter sido plantada, já pode ser colhida.

Indicações Terapêuticas

Muito usado para os problemas digestivos, especialmente a azia, afecções hepáticas e biliares, favorecendo a digestão, dispepsia e contra ressaca alcoólica.

Modo de usar

A parte mais utilizada do boldo africano como planta medicinal são as folhas, em que a sua maceração faz um tónico amargo que é utilizado para facilitar o trabalho da vesícula biliar, estimulando a secreção da bílis e favorecendo a digestão de gorduras.

Outros usos:

Cura enfermidades do fígado, hepatites, prisão de ventre, fraqueza orgânica, reumatismo, gases estomacais, gastrite e falta de apetite.È utilizado também para curar ressacas.

Desde que se respeita a posologia o boldo não apresenta efeitos colaterais.
No entanto não é indicado para pessoas que possuam doenças hepáticas graves ou em casos de hipersensibilidade a algum de seus componentes.




Uma resposta

  1. merda Responder

Deixar Comentário