Cultivo plantas – Calêndula

Cultivo de plantas de jardim e plantas medicinais – Calêndula 

Nome científico: Calendula officinalis L
Família: ASTERACEAE – (COMPOSITAE)
A planta originária do Egipto é anual de caule robusto e anguloso com folhas denteadas. Atinge de 20 a 50cm de altura. 

A calêndula, é mais uma planta que tem lugar nos nossos jardins, existe uma extensa variedade destas plantas que florescem com as cores mais variadas, nascem em qualquer sítio desde que tenham sol e humidade, as sementes são espalhadas pelo vento e germinam com muita facilidade, esta planta tem aplicações medicinais, cosméticas, e culinárias. As flores da calêndula abrem durante o dia e fecham-se à noite, se por acaso elas não abrirem de manhã, é sinal que vai chover. 

Na idade média os curandeiros aconselhavam as mulheres casadoiras, a cozinhar uma poção de calêndula, misturando mel e vinho branco, esfregavam o corpo com esta mistela acreditando que os futuros maridos lhes apareceriam em sonhos, se também bebiam esta mistura, acredito que o efeito seria mais do vinho do que da calêndula. 

Cultivo

Luminosidade: Sol pleno. 

Clima: Resiste bem a geadas e secas, mas prefere clima temperado e ameno
Propagação: Sementes. 

Solo: Rico em nutrientes e matéria orgânica, bem drenado e com pH 6,0-7,0. 

 Indicações terapêuticas 

Utiliza-se a infusão das flores, para as inflamações dos olhos, contra o escorbuto, icterícia, problemas febris e tóxicos, úlceras gástricas, problemas digestivos, inflamação do esófago, como tem propriedades anti-bacterianas e anti-virais também se utiliza para a inflamação das gengivas, é boa cicatrizante para as feridas.Preparo e dosagem:
Pomada e tintura (uso externo) – feitos com folhas e flores, usar sobre as partes afectadas 3 a 4 vezes por dia. A tintura é diluída com água destilada ou fervida, pode ser aplicada directamente em ferimentos diversos, exercendo excelente acção cicatrizante, utiliza-se 1 a 2 partes de água para 1 de tintura.
Infusão – 2 colheres de sopa de flores em 1/2 litro de água ou 2 colheres de sopa de flores em 1 xícara de chá de água (contra acne). No primeiro caso toma-se 1 xícara de chá antes de cada refeição principal, começando 8 dias antes da menstruação e no segundo caso toma-se 1/2 xícara de chá de manhã e 1/2 xícara à noite.
Cataplasma – folhas e flores tenras, socadas e empastadas, são aplicadas sobre ferimentos, sobre um pano limpo.




2 Comments

  1. douglas sandes Responder
  2. janildes Responder

Deixar Comentário