Os objectos feitos a partir de materiais reciclados podem ser feitos a partir de objectos sem uso mas isso não impede que o resultado final não seja tão atractivo como um objecto novo.
Decorações de Natal com material reciclado
Aqui serão apresentadas umas dicas sobre como fazer grinaldas de natal com objectos reciclados. Não são difíceis de fazer e são um óptimo elemento de decoração, para esta época. Ainda que o mais comum é ver grinaldas de feitas de flores ou folhas – sejam elas naturais ou artificiais – também as há de fruta e ramos entrelaçados. Só a partir disto dá para perceber que são objectos onde se pode investir bastante criatividade.
É fácil fazer decoração de Natal
A sua execução não é muito complicada. O que tem que fazer primeiro é arranjar uma base em cartão – pode usar o cartão de uma caixa de papelão, por exemplo. A base tem de ser circular e de tem um buraco circular no centro – imagine se o diâmetro do círculo grande é de 20 cm, o buraco terá de ter à volta de 10 cm de diâmetro. E esta será a base para qualquer grinalda que deseje fazer.
Para o próximo passo vai precisar de folhas de papel de jornal. Terá que amachucar o jornal – não precisa de ser muito amachucado – e cobrir toda a superfície de cartão, sem tapar o buraco central, e prender com fita cola, muito ao de leve. Com um papel flexível mas resistente, como papel crepe por exemplo. Enrole o mais justo possível à volta do cartão com jornal. Quanto mais jornal tiver no meio, mais fofo vai ficar.
Com uma corda fina ou um cordel (vermelha ou verde, ou qualquer outra cor) vai enrolar igualmente em torno da grinalda. Numa das extremidades, faça um nó para prender à grinalda e enrole ao longo do objecto, deixando agora uma distância de 5 cm. No final, amarra as duas pontas com um novo nó. Corte as pontas soltas. Não se preocupe com os nós, eles estabelecerão o centro da grinalda, onde se colocará um grande laço para encobrir o nó. Assim que colar o laço, tem uma grinalda simples.
A partir da mesma base – o molde simples em cartão, isto é – pode fazer variadíssimos modelos de grinaldas, dependendo da sua aptidão para trabalhos manuais. Pode colar-lhe botões de diversos tamanhos e cores, pode fazer uma grinalda com rolhas de cortiça, com simples ramos secos, molas da roupa pintadas, balões, etc. Se a quiser com aquele aspecto fofo que o jornal amachucado permite, pode, em vez de a enrolar com papel crepe, enrolá-la com tecido. Enfim, como pode ver, há imensos materiais que pode utilizar para fazer grinaldas, pois são muito simples, visto que são sempre circulares.
Experimente e decore a sua casa, ou ofereça uma grinalda feita por si a um familiar ou amigo. Surpreenda neste Natal, com a sua criatividade.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.