Equipamento de Segurança

Podia dedicar-se todo um blog ao tema da segurança em casa e existe grande quantidade de equipamentos de segurança e produtos de segurança concebidos para minimizar a capacidade de nos ferirmos. No entanto, há algo que não podemos comprar e sem o qual todo o equipamento é praticamente inútil, isto é, a concentração. E particularmente importante quando se trabalha sozinho.

Perigos voadores

Quando trabalha com madeira, o perigo mais comum é o pó, principalmente devido à serração e areamento. Isto pode provocar danos a longo prazo nos pulmões. Muitos entusiastas da bricolage não fazem obras suficientes para dotar a oficina de um extractor de pó, mas deverão considerar a sua compra se os fundos assim o permitirem. Este aparelho pode ser montado na parede ou pode ser portátil. No segundo caso, pode ser movido dentro de casa ou na oficina para se adaptar a qualquer ferramenta em uso.

No entanto, uma simples máscara oferece uma protecção adequada para tarefas ocasionais. Estas também podem ser compradas para protecção contra fumos, como os dos solventes, que podem ser muito prejudiciais. O pó, obviamente, também afecta os olhos, por isso vale a pena investir num par de óculos resistentes ao impacto, que irão protegê-lo do pó mais fino e dos detritos que pairam no ar.

A protecção facial completa está disponível sob a forma de uma poderosa máscara respiratória para os que trabalham em condições de muito pó durante longos períodos de tempo.

O ruído excessivo é outro poluente transportado pelo ar e pode ser perigoso durante muito tempo. A máquinaria de tratamento da madeira, como os tornos e serrotes circulares, são normalmente os culpados. Os tampões para os ouvidos constituem a solução mais simples e podem ser usados sobre os ouvidos por longos períodos de tempo. Se tiver necessidade de ouvir durante breves pausas no trabalho, os protectores dos ouvidos são a resposta. Estes podem ser usados muito facilmente em conjunto com outra protecção facial.

Equipamento básico

O fato-macaco é um bom investimento porque não só protege a roupa, como também é concebido para ser ajustável de forma a evitar um contacto acidental com máquinaria em movimento. As luvas industriais, embora não sejam utilizadas pelos trabalhadores que se dedicam a tarefas mais minuciosas, podem fornecer uma protecção útil contra cortes e feridas quando se está a fazer trabalhos mais pesados como vedações e trabalho de jardim. De forma semelhante, as botas de protecção podem ser usadas quando está envolvido o uso de máquinaria ou de grandes pesos. São essenciais quando se usa uma serra articulada.

As joelheiras são necessárias para ter algum conforto quando se coloca o pavimento, quando se afaga para envernizar ou para qualquer outra tarefa que tenha de ser feita de joelhos. Também evitam que o utilizador se fira num prego ou algo parecido que esteja no chão. Finalmente, também se deve usar um boné. Este protegerá a cabeça de pequenas feridas e pancadas e não é tão pesado como os capacetes que são necessários nos locais de construção. É inevitável que haja cortes de menor importância, por isso um estojo de primeiros-socorros é algo essencial em casa ou na oficina.joelheiras

Fato Macaco

Luvas

Conhecimento

A concentração é essencial quando se utiliza qualquer espécie de ferramenta eléctrica, especialmente uma serra, onde uma escorregadela pode significar a perda de um dedo, ou pior. Os perigos de acidentes envolvendo electricidade estão bem documentados, assim como os que envolvem quedas de escadas, derramamento de materiais tóxicos e queimaduras e feridas provocadas pelo contacto com lume ou superfícies abrasivas. Em quase todos os casos existe a perda de concentração, juntamente com péssimas práticas de trabalho e roupa de protecção ou equipamento inadequados. Por isso, embora os artigos aqui mostrados sejam muito úteis, concentrar-se naquilo que está a fazer é o melhor conselho para evitar acidentes.

Sugestão prática

• Talvez o conselho mais básico seja nunca trabalhar sozinho com máquinaria e, se possível, ter sempre um amigo ou um colega por perto para ajudar. Se ainda não tiver telefone, verá que é útil ter um telemóvel na oficina.




Deixar Comentário