Os fabricantes de casas modulares pré-fabricadas oferecem cada vez mais possibilidades de escolha de projectos ao gosto pessoal de cada cliente. O mercado exige-o, e a concorrência disponibiliza essa vertente. Neste artigo, tratam-se algumas opções que estão normalmente disponíveis, e dão-se alguns conselhos sobre quais delas oferecem maior volume de mais-valias, e quais as apresentam em menor quantidade. Sugere-se igualmente as coisas que é melhor que sejam deixadas ao fabricante de casas modulares pré-fabricadas e quais devem ser da incumbência do empreiteiro-geral. E nele são analisadas as características que deverão ser abordadas de imediato, e as que podem ser tratadas mais tarde.
O número e variedade de opções existentes podem constituir surpresa para a maioria dos clientes. Infelizmente o fabricante comum não tem disponível uma tão vasta oferta. De facto, existem muito poucos fabricantes de casas pré-fabricadas ou casas modulares que ofereçam toda a panóplia de possibilidades existentes. Os fabricantes apenas se podem dar ao luxo financeiro de disponibilizar este leque de possibilidades ao gosto de cada cliente se aumentarem os seus preços em relação à concorrência. De forma não surpreendente, as empresas que apresentam maior variedade de escolhas estão no conjunto das que são mais caras. Mas mesmo os fabricantes que providenciam menos escolhas estão a dedicar-se à oferta ao gosto pessoal de cada cliente mais do que muitos construtores convencionais que constroem de acordo com processos tradicionais, especialmente construtores que edificam as suas próprias sub-divisões.
Falando de forma absolutamente literal, é claro que a possibilidade de escolha implica sempre maiores custos. É fácil gastar em excesso quando se permite que os desejos e vontades vão para além do orçamento disponível. Para sua própria protecção deve elaborar uma lista de objectivos desejados. Faça uma lista em que ordene por ordem as prioridades em termos da sua família. Estabeleça um orçamento realista, que poderá usar como referência para determinar a quantos dos itens da lista pode aceder. Comece por pedir a cada membro da família que escolha os cinco itens mais importantes que cada um deles gostaria de ter na nova casa modular. Peça-lhes que enumerem quais as características da sua casa actual de que mais gostam, e quais as que gostariam de alterar. Irá precisar de rever a sua lista de prioridades depois de ficar a saber junto do vendedor/fornecedor quais as possibilidades de escolha disponíveis. Depois de completada a sua lista de prioridades, tenha em mente a análise que haverá a fazer sobre quais os itens que têm maior valor acrescentado e quais podem ser adiados para data posterior.
Aumentando o valor acrescentado
É necessário ter em conta que, o melhor valor acrescentado na construção de casas modulares pré-fabricadas é o custo por metro quadrado e espaço. Alguns pormenores estéticos que tornam uma casa mais atractiva não constituem, necessariamente, um elemento que acrescente um valor apreciável. Por exemplo, escolher janelas ou portas de madeira em vez de em vinil, mobiliário de cozinha ou de casa de banho em madeira de cerejeira ou cedro em lugar de vinil, e molduras de 16 polegadas em vez de 24 polegadas nas paredes e telhados, podem acrescentar milhares de euros ao preço de uma casa, sem que lhe acrescentem valor, na perspectiva da maioria das entidades financiadoras. Melhorias relativamente baratas tais como maçanetas de alavanca, interruptores eléctricos de pressão, janelas maiores, e escadas mais largas têm ainda menor probabilidade de produzir valor acrescentado. No entanto, todas estas características são merecedoras de serem consideradas porque acrescentam qualidade a uma casa. Aos olhos de muitos clientes, a qualidade adicional acrescenta valor a ter em consideração numa possível revenda.
Retirando alguns materiais da lista do fabricante
Deve ter em conta que existem materiais que pode retirar da lista dos que deverão ser fornecidos pelo fabricante, de modo a que possa ser o próprio cliente a comprá-los, e mandá-los instalar pelo empreiteiro-geral. É fácil para um fabricante de casas modulares pré-fabricadas omitir alguns dos materiais, e permitir que seja o empreiteiro-geral a instalá-los. Isto inclui materiais requeridos, como torneiras, quer elementos opcionais, como lareiras de recuperação. Outros materiais podem aportar um volume de trabalho adicional muito significativo por parte do empreiteiro-geral, quando não seja executado pelo fabricante, embora continue a ser razoável que o cliente queira que seja assim. As moldagens interiores e as portas incluem-se nesta categoria. Já outros materiais, tais como sejam as cablagens eléctricas, não faz qualquer sentido que sejam eliminados do trabalho do fabricante.
Ao decidir omitir os materiais fornecidos pelo fabricante, certifique-se de que o empreiteiro-geral compreende adequadamente que tipo e volume de trabalho é expectável que ele execute. Isto é particularmente importante quando o empreiteiro-geral não é a mesma pessoa ou entidade que o vendedor/fornecedor. Adicionalmente, procure a opinião do empreiteiro-geral e do vendedor/fornecedor, de forma a poder determinar o que o fabricante deve e não deve fazer para preparar a casa modular pré-fabricada para a implantação no local de instalação.
Gratificações posteriores por comodidades opcionais
Os orçamentos da maioria dos clientes não incluem todos os itens opcionais da sua lista de inclusões desejadas. Muitas vezes, os clientes ficam algo desencorajados dado que assumem que nunca conseguirão obter todas as características sobre as quais têm expectativas a não ser que as consigam logo aquando da construção da casa modular pré-fabricada. Mas os clientes pacientes podem com muita frequência chegar a poder ter muitos dos elementos da sua lista de características desejadas depois de terem a sua casa já construída. Desde que seja realista para um cliente que possa obter alguns destes elementos adicionais no futuro, podem sempre reordenar as suas prioridades em termos de quais são as opções que devem ser construídas e incluídas desde logo na sua casa modular pré-fabricada, e quais podem ser, de uma forma simples, inseridas mais tarde, a um preço comportável.
Veja alguns exemplos de factores que podem determinar de que modo é económico e fácil acrescentar um item adicional depois de a casa ter sido dada por acabada.
- O trabalho que é requerido para instalar a característica pretendida numa data futura
- O custo dos materiais-padrão do fabricante que são substituídos
- Se o cliente tem as aptidões requeridas para os instalar
- Se o fabricante pode fazer alguma coisa de modo a preparar a casa pré-fabricada para a instalação no futuro do referido item.
Características que não deverão ser proteladas.
Existem muitas características opcionais que envolvem uma despesa substancialmente maior caso não sejam instaladas na fase de construção da casa. Veja alguns exemplos: se acrescentar uma característica que exija na casa uma remodelação de grande vulto, bem como ajustamentos de engenharia significativos, é melhor que o faça durante a construção da casa, ou aceite ter que passar sem eles, mas deverá dar especial atenção a eficiência energética e ao projecto universal.
Se pretender ter uma Mansão modular pré-fabricada, deverá questionar-se por que é que alguns construtores edificam casas modulares pré-fabricadas que envolvem custos multimilionários? Que papel desempenham os arquitectos na elaboração dos projectos destas mansões? Que materiais são obtidos dos fabricantes de casas pré-fabricadas, e quais os que são adquiridos em vendedores locais, ou através de sub-empreiteiros?
Construção segundo os preceitos legais
Os vendedores/fornecedores de casas modulares pré-fabricadas são responsáveis pela construção de casas que obedeçam aos padrões legais aplicáveis. O cliente ou o empreiteiro-geral deverão, não obstante esse facto, verificar com o serviço local responsável pelas questões legais se existem algumas variações ou diferenças legais aplicáveis localmente que divirjam das genericamente aplicáveis. Se forem necessários quaisquer ajustamentos às normas legais, o vendedor/fornecedor deverá ser informado atempadamente de que deverá incorporá-los na sua encomenda, em conjunto com o fabricante. Quaisquer custos adicionais serão da responsabilidade do cliente.
Em teoria, Esta não deveria ser uma preocupação em qualquer região, mesmo que tenha normas excepcionais ou esteja abrangida por limitações protectoras, já que os fiscais de construção devem obedecer aos parâmetros legais em vigor, independentemente de quais sejam as suas preferências pessoais. Na prática, no entanto, alguns inspectores locais optam por aplicar códigos normativos mais restritivos, ou partes dos diplomas legais de forma menos abrangentes, muitas vezes sem que reconheçam, ou mesmo que tenham consciência de que o estão a fazer. Estar a par disto antecipadamente pode evitar conflitos posteriores.
Escolhas padrão e escolhas opcionais
Deve analisar quase todas as especificações e características padrão, bem como as opcionais, que são disponibilizáveis pelos fabricantes de casas modulares pré-fabricadas. Alguns itens descritos como uma evolução adicional são de facto incluídos por alguns fabricantes como especificações padrão. Quando uma determinada característica vale por si, é recomendavel que a tenha em consideração. Não é no entanto expectável que precise ou deva querer incluir todas as características recomendadas. Na realidade, o vendedor/fornecedor deverá desencorajar os clientes de escolher coisas de que não tenham necessidade. Uma destas responsabilidades é ajudar a construir uma casa que fique dentro do seu orçamento disponível, o que significa que ele o deverá induzir a manter sempre sob atenção as suas verdadeiras prioridades. Em último caso, no entanto, as decisões caberão ao cliente, o que significa que deverão ser cuidadosamente ponderados quais os itens que se revestem de maior importância.
Em conjunto com a compra de materiais que são instalados na sua casa pelo fabricante, é também necessário que o cliente assegure a aquisição de materiais que combinem adequadamente com as estruturas a construir no local pelo empreiteiro-geral, tais como sejam os elementos laterais e as pranchas de madeira para a garagem. Estes materiais não instalados são muitas vezes considerados extra.
Veja alguns dos diversos tipos de materiais de interiores e exteriores que deverá considerar adquirir ao fabricante.
Acabamentos em madeira natural ou quase-natural
Ao escolher as cores dos armários da cozinha, elementos das casas de banho, soalhos de madeira e madeiramentos interiores, pode ter a possibilidade de escolher um acabamento que seja natural ou quase natural, apenas diferenciados por uma ligeira diferença de cor ou tom. Antes de proceder a esta escolha, é importante que compreenda e aceite o que vai receber.
A madeira não acabada tem características naturais únicas. As peças cortadas da mesma árvore podem ter variações de cor consideráveis. Pode haver sombras de branco, vermelho, cinzento ou mesmo verde em algumas áreas da madeira. Podem ser visíveis resíduos minerais. A textura e o padrão dos grãos podem variar significativamente de peça para peça. É esta a beleza excepcional e inigualável da madeira natural.
Os acabamentos tendem a realçar todas estas características naturais. Dado que cada peça de madeira é única, o que vier a receber pode ser diferente da amostra que lhe foi apresentada pelo seu vendedor/fornecedor. Adicionalmente, uma peça de madeira pode ter uma aparência inteiramente diferente da peça ao lado, na mesma porta do mesmo armário ou no mesmo soalho. Os vendedores/fornecedores de casas modulares pré-fabricadas não podem ser responsabilizáveis pelo tipo ou quantidade de variação existente nos produtos de madeira. Se pretende minimizar a visibilidade destas variações naturais, considere a escolha de um padrão ou tinta escura.
Garantias das casas modulares pré-fabricadas
Virtualmente, todos os fabricantes providenciam garantias mínimas garantidas legalmente, o que é, na maioria dos casos, uma garantia de dois anos para todas as características da casa. Alguns fabricantes de casas modulares pré-fabricadas fornecem uma garantia mais dilatada e abrangente que cobre três ou quatro anos para os sistemas mecânicos e 10 a 15 anos para os sistemas estruturais. Se lhe for oferecida a garantia mais dilatada, deverá aceitá-la, mesmo que o vendedor/fornecedor lhe cobre por isso. Uma garantia mais abrangente raramente custa mais do que uma ou duas centenas de euros. Embora seja pouco provável que alguma vez venha a ter necessidade dela, dar-lhe-á uma maior paz de espírito, e poderá também ajudá-lo a vender a casa, já que é transferível para o proprietário seguinte.
Verificação da conformidade da sua encomenda
Quando finalmente autoriza o vendedor/fornecedor a dar início à construção da sua casa modular, ele fá-lo-á seguindo as especificações e características que constem por escrito do acordo assinado. Precisará sempre destas especificações e características descriminadas e explicitadas, mesmo que sejam diferentes das que tenham sido comunicadas oralmente. Isto faz com que seja muito importante que as reveja de forma muito atenta e cuidadosa, nomeadamente no que respeita às características, preços e plantas, bem como no que reporta ás notas adicionais, de modo a permitir-lhe verificar que cada pormenor está conforme.
A razão deste aviso poderá parecer-lhe mais do que evidente. Mas a verdade é que muitos clientes não verificam exaustivamente os pormenores das suas casas, e um número considerável acaba por se deparar com surpresas pouco agradáveis. Ao fim e a cabo, quer o cliente, quer o vendedor/fornecedor são ambos humanos, e a comunicação, a compreensão, e a memória não são factores à prova de erro, mesmo quando se trata de profissionais. O cliente poderá requerer uma coisa quando, de facto, pretende uma qualquer outra coisa. O vendedor/fornecedor pode compreender mal um pedido do cliente, ou escrevê-lo incorrectamente. Pense-se na questão desta forma: se o cliente e o vendedor/fornecedor estabelecerem em conjunto uma lista de 500 especificações e características, e se tiver 99 por cento delas satisfeitas, ainda restarão cinco erros. Podem ser incorrecções de menor importância, ou podem ser questões que possam dar azo a desapontamentos relevantes, e que podem ser evitados através da certificação de que as especificações e características que constam por escrito do seu acordo remetido à forma escrita correspondem efectivamente a tudo o que pretende.
Modificações nas encomendas de uma casa pré-fabricada
As modificações nas encomendas acontecem porque as pessoas mudam de ideias. No caso de vir a decidir que pretender algumas modificações depois de ter tomada a decisão de autorizar o vendedor/fornecedor a dar início á construção, e se ainda não for muito tarde, deverá esperar que tal facto lhe seja cobrado. Alguns artigos, tais como janelas por encomenda especial ou materiais que requeiram prazos muito dilatados, podem não ser modificados facilmente, ou a preço rentável. A melhor maneira de evitar estes custos é trabalhar de forma muito próxima com o vendedor/fornecedor, de modo a poder determinar exactamente o que pretende, antes de assinar um contrato.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.