Menu

Plantas de jardim – feto japonês

  • on 5 de abril de 2010
  • Likes!

A classe dos fetos compreende plantas herbáceas, às vezes arbóreas, comuns em sítios sombrios. Os fetos são “pteridófitos”, ou seja, são plantas sem flores, frutos ou sementes. Durante muitos anos, essas plantas estiveram envolvidas no mistério, pois não se conseguia perceber o seu modo de reprodução. Saiba como ter e cuidar de plantas de jardim como o feto japonês no interior de sua casa…

Print Friendly, PDF & Email

Plantas de jardim – feto japonês 

feto-pintado-japones   

Nome cientifico: ‘Athyrium nipponicum’ ‘Pictum’. É uma planta de beleza incomparável que caracteriza a serenidade sombria do jardim japonês. Daí o nome de feto pintado japonês.  

Geralmente preferem locais húmidos e com escoamento de água, variando de terrenos planos a paredes de rocha. Muitas espécies são conhecidas por crescerem em falésias de rocha próximo de cascatas e zonas com escoamento de águas.
A maior diversidade de espécies encontra-se nos Andes – América do Sul. Também existe muita diversidade na Ásia com cerca de 40 espécies na China.  

De aparência frágil esta plantinha da família dos fetos é bem mais resistente que os seus congéneres.
Sombra e muita humidade fazem dela o luxo que a fotografia mostra. Deve ser colocada num vaso que esteja em permanente contacto com água mas que nunca deve ser estagnada, e apesar das suas folhas não agarrarem as gotas deve ser pulverizada com água à temperatura ambiente todos os dias dos dois lados das folhas. No inverno o prato ou taça onde se colocou a água deve ser retirado e a mesma deve somente ser regada dia sim, dia não e certificarmo-nos de que escorreu toda a água do vaso pelo orifício do mesmo.   

O seu tamanho varia de 12 a 20 polegadas de altura e 36 polegadas de largura. É uma planta de jardim de sombra, dá-se bem com outras plantas amantes da sombra, assim como a hosta, astilbe e campânula.   

Conselho de crescimento: Divida na primavera e propague através do esporo. 

 

Print Friendly, PDF & Email
Categorias do artigo:
Curso de Jardim · Plantas de Jardim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *