Como cultivar plantas em hidroponia
A hidroponia é uma técnica de cultivo de plantas que aos poucos vai ganhando a simpatia e o interesse das pessoas. Porém, ainda sofre algum preconceito e desconfiança pela falta de informações a seu respeito.
Em primeiro lugar é preciso que se saiba o que é hidroponia. A palavra vem do grego hidro ponos, que significa “trabalho na água”. Portanto, a hidroponia consiste em plantar sem a presença do solo. A nutrição da planta é feita através de uma solução que contém todos os nutrientes de que ela precisa, a chamada solução nutritiva. Cada planta necessita de diferentes concentrações de nutrientes, mas você pode preparar uma solução que se adapta às plantas em geral.
Na grande maioria dos casos, é necessário que se utilize um substrato, que nada mais é do que um material usado como meio de crescimento para a planta, que não seja o solo, onde se desenvolvem as raízes das plantas. Também proporciona um meio de reserva de água para as raízes. É importante lembrar que toda planta tem potencial hidropônico.
Essa maneira de plantar na água tem sido utilizada já há bastante tempo, pôr exemplo: jardins suspensos da Babilónia, os jardins flutuantes dos astecas e da China.
As pesquisas para desenvolvimento da hidroponia vêm sendo feito já algum tempo, para buscar economia de água, melhoria da solução nutritiva e aumento da produção.
Além das pesquisas, os produtores e sua criatividade proporcionam o surgimento de novas tecnologias de produção. Tornando – se assim uma tendência mundial econômica, produtiva e lucrativa.
As vantagens de um sistema hidropônico
– Produção em pequenas áreas, as estufas podem ficar em lajes ou cimentados ou na terra, próximos aos grandes centros urbanos;
– Total controle da água usada;
– Manejo mais leves se considerados no plantio em solo;
– Não precisa de agrotóxicos;
– Menos manejo durante o ciclo cultural;
– Precocidade na produção;
– Plantas mais uniformes e alta qualidade;
– Produção o ano todo não tendo entre safra;
– Riscos climáticos reduzidos;
– Retorno econômico mais rápido;
– Não precisa de rotação de cultura
As desvantagens de um sistema hidropônico
– Requerem-se técnicas hidropônicas;
– Rotinas de manejo;
– Custo inicial deverá ser mais elevado;
bem legal vou fazer
Tenho lido algumas dicas, sao bastante uteis para a vida do dia a dia.
Gostaria que sempre enviasse nos.
Melhores cumprimentos
adorei o site pois fiz um trabalho de ciencias e precisei de explicaçoes para isso,entao peguei metade das explicaçoes.
seria muito bom se tivesse informação sobre sua contribuição no PIB da Bahia.
Gostaria de saber como é o nome do nutriente que devo comprar pra misturar na água? obrigado