Se em sua casa, durante o Inverno, costuma encontrar paredes húmidas, é preciso verificar a causa antes que se torne um problema grave. Saiba quais as causas das infiltrações nas paredes e como trata-la…
As paredes dos edifícios, expostas a constantes chuvas de vento necessitam de cuidados especiais. A chuva de vento penetra pelas frestas e desgasta os tratamentos superficiais.
Deste modo a incidência da chuva pode tornar as paredes húmidas o que gera as tão indesejadas infiltrações.
As consequências destas infiltrações são a formação de mofo, apodrecimento de armários embutidos, estragos em quadros de pintura, bem como o cheio a móveis apodrecidos.
Dependendo da extensão do problema, estas infiltrações nas paredes podem comprometer a estrutura da construção. A água pode até danificar as estruturas de concreto e ferro da residência e comprometer sua segurança e estabilidade. A solução desse incómodo pode ser resolvida com a impermeabilização da laje, paredes e até da fundação.
Construções que têm suas paredes encostadas em pedras e nos terrenos em aclives podem apresentar infiltrações em toda a edificação.
Em construções encostadas no terreno, a humidade provém da terra junto as paredes. A impermeabilização dessas paredes e alicerces durante a construção, evita esses transtornos.
O ideal será remover o revestimento antigo e aplicar a argamassa impermeável
A argamassa não pode ser aplicada sob sol intenso, para evitar fissuras. Em caso de superfície muito seca, recomenda-se humedecer antes de aplicar a argamassa. Os procedimentos normais de pintura devem ser realizados após a secagem total da argamassa, ou seja, 28 dias após o término dos serviços.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
Olá. A minha casa deve ter alguns 50 ou 60 anos e, as paredes exteriores, são simples (não duplas, sem qqr caixa de ar ou algo do género) e têm apenas cerca de 15 cms de espessura. A parte inferior das paredes tinha, do lado exterior, umas placas de pedra decorativa q o anterior proprietário mandou remover, tendo mandado rebocar essas partes com ‘massa areada’. O meu problema é que as paredes dão idéia de deixar entrar a humidade que vem de fora, quando chove, bem como de permitir a condensação no interior se arrefecer muito o tempo. o problema da condensação nem é muito grave, mas a parte de baixo das paredes, até ao nível da base das janelas, fica coberto de humidade e todo negro depois de passado apenas 1 Inverno após ter sido pintada a parede. Vi alguns produtos da Dyrup destinados a impermeabilização e um líquido, de outra marca, chamado ‘armadura’ mas não sei qual será a melhor solução para isto. Qqr sugestão que me possam dar é bem vinda. Obrigado.
SERTO É ANTES DE LEVANTAR A PAREDE COLOCAR A MANTA ASFALTICA E DE POIS LEVANTAR A PAREDE AI NUNCA MAIS VAI ACONTECER INFILTRAÇÕES
filho lindo, muito amado por mim.Mãe