Instalação eléctrica de extractores

Extractor de parede

A maioria dos extractores requer um orifício circular na parede. A melhor ferramenta para o fazer é um berbequim eléctrico com uma serra craneana, podendo alugar ambos. Assim, cortará um buraco do tamanho correcto. Faça buracos dos dois lados da parede dupla e encaixe a conduta fornecida com o extractor. Alguns extractores precisam de um corte rectangular, o que pode significar retirar um tijolo inteiro. Instalar o extractor é fácil – basta fazer furos para as buchas na parede interior, fixar o extractor e colocar a grelha de arejamento na parede exterior.

Extractor de tecto

Uma grelha de arejamento de parede para a conduta de um extractor de tecto é instalada da mesma forma do que um extractor de parede. Normalmente é o mais fácil de colocar, uma vez que apenas terá de cortar um orifício circular no tecto com um serrote de ponta, tendo cuidado para evitar as traves do tecto. A partir do extractor, as condutas de plástico necessitam de ser transportadas para uma parede exterior ou para os beirais, onde estão ligadas a uma grelha de arejamento. Nos beirais, são instaladas no sofito da mesma forma que um ventilador de sofito.

Ligação eléctrica

Um extractor de ar necessita de uma instalação electrica. Isto é feito através de uma caixa de derivação à fonte de energia eléctrica mais próxima. Se não souber fazer isto, contrate um electricista. Numa casa de banho sem janela é obrigatório instalar um extractor, que deve ser ligado ao interruptor da luz para que trabalhe quando se acende a luz e permaneça ligado durante 15 minutos.

Extractores de janela

Se já existir um sistema de ventilação simples numa janela fixa, pode substituí-lo por um extractor. Se não, terá de cortar um buraco num dos vidros da janela. No entanto, isto não será possível se o vidro for temperado ou laminado. O mesmo se aplica ao vidro duplo; este terá de ser encomendado já com o buraco feito. A única janela onde pode cortar um orifício é a que tiver um vidro normal numa moldura de um só vidro, mas mesmo aqui será melhor encomendar um vidro novo com o orifício já cortado. Desta forma, a única tarefa que terá de fazer é retirar o vidro antigo e colocar o novo. Se quiser fazer você mesmo o buraco no vidro, precisará de um corta-vidro circular e de um corta-vidro normal. Use o corta vidro circular para marcar dois círculos: um com o tamanho correcto do extractor e um ligeiramente mais pequeno dentro do outro. Depois, use corta-vidro para fazer linhas cruzadas dentro do círculo mais pequeno e linhas radiais entre os dois círculos. Bata ligeiramente no vidro do círculo mais pequeno, depois corte o restante vidro. Alise as extremidades com lixa envolta num cabo circular de uma ferramenta. Quando tiver um buraco do tamanho correcto, instalar o extractor de janela é simplesmente uma questão de seguir as instruções.

A função do extractor

A função do extractor é  fornecer ventilação adicional nas divisões mais precisas da casa como a  cozinha e a casa de banho. O extractor ajuda a eliminar a humidade e a renovar o ar viciado evitando problemas maiores. Os locais ideais para a colocação destes aparelhos são nas janelas, paredes e tectos. Deste modo as condutas podem transportar o ar viciado para fora mantendo um ambiente saudável. Numa cozinha, um ventilador de fogão pode ter a mesma função, desde que o ar seja conduzido para o exterior; um ventilador de fogão com recirculação apenas filtra o ar. É importante que um ventilador esteja posicionado de forma a que o ar de substituição, que normalmente passa através e à volta da porta que conduz ao resto da casa, seja levado através da divisão e atravesse a área problemática. Numa cozinha, as áreas problemáticas que precisam de ventilação são o fogão e a pia. Numa casa de banho são a sanita e a zona do duche ou da banheira.




Deixar Comentário