MANUTENÇÃO EM NOTEBOOK

Ao manter o seu computador em boas condições, na verdade está a prolongar o tempo de vida útil do mesmo, em especial no caso dos notebooks, pois estes estão sujeitos a desgastes de deslocação e uso diário.

Para uma manutenção em notebook vai precisar de limpar o chassis e proceder a uma manutenção preventiva periódica.

Confira já de seguida algumas orientações para uma correta manutenção em notebook.

notebook2

Manutenção

A manutenção em notebook deve ser feita a cada três meses.  Deverá limpar a poeira, dedadas, partículas de sujidade ou outros detritos que se acumulem. Centre-se na parte externa, na tela, no teclado trackpad, tal como nas portas e saídas de ventilação.

Vai precisar de um pano que não solte fios e nunca toalhas de papel, como os panos de microfibras, de uma lata de ar comprimido e de uma solução de limpeza. Pode comprá-la nas lojas de eletrónica, mas ficará mais barato fazer a sua própria. Basta misturar em partes iguais água destilada ou filtrada e vinagre branco.

Antes de começar a manutenção, saiba que nunca deverá usar produtos químicos fortes como lixívia ou mesmo produtos comuns de limpeza, pois poderão danificar o acabamento do notebook ou o revestimento da tela LCD. Desligue o seu notebook e, se possível, retire a bateria antes de avançar com a manutenção.

Para que obtenha os melhores resultados, comece por borrifar ar comprimido nas portas, saídas de ventilação, entre as teclas e outros lugares onde a poeira e partículas se podem acumular.

De seguida, aplique a solução de limpeza, começando pelo LCD e trackpad, pois são as áreas mais sensíveis do chassis. Humedeça levemente o pano com a sua solução de limpeza e passe-o levemente sobre a tela e o trackpad. No resto, pode humedecer um pouco mais o pano, mas tenha cuidado para não deixar líquido escorrer para dentro do notebook.

Em qualquer tipo de manutenção em notebook deverá evitar molhar os autocolantes com números de série, informações do fabricante ou selo de garantia para que se mantenham legíveis. Isto porque nunca se sabe quando irá precisar dessas informações.

Se, por acaso, algumas teclas estiverem pagajosas, poderá tentar removê-las para as limpar. Insira a ponta de uma chave de fendas pequena sob a tecla, usando-a cuidadosamente como uma alavanca para levantar e desencaixar a tecla. Vai ser necessári amuita calma para que não danifique o mecanismo e se encontrar resistência, ara de imediato pois pode ser que as teclas não sejam removíveis. Além disto, por ser muito delicado, poderá ser difícil colocar as peças de novo se não for paciente ou firme, pelo que apenas é recomendável esta opção das teclas em último caso.

Numa manutenção em notebook que implique a limpeza de teclas, deverá enxaguá-las com a solução de limpeza, certificando-se de que estejam completamente limpas antes de as recolocar. Para limpar a superfície sob as teclas, use um palito de dente ou objeto similar para raspar qualquer resíduo acumulado. Se tiver falta de teclas ou elas estiverem danificadas, pondere trocar o teclado inteiro.

Agora que já procedeu à manutenção em notebook, deixando-o limpo, deverá esperar até que esteja completamente seco e só depois recolocar peças que tenham sido removidas, reinstalar a bateria e ligar o seu aparelho.




3 Comments

  1. Welligton José Alves Responder
    • Eduardo Responder

Deixar Comentário