Material acrílico

Material acrílico: diferenças em relação ao vidro

  • É menos denso, a sua densidade varia de 1150 à 1190 kg/m3. Isso é menos que a metade da densidade do vidro, que varia de 2400 à 2800 kg/m3.
  • Tem um maior ponto de impacto que o vidro e não se desfragmenta, mas pode partir-se em grandes pedaços.
  • É mais macio e tem menor protecção ao risco que o vidro. Isso pode ser contornado por filmes anti-risco.
  • É produzido e processado em temperaturas menores que o vidro: somente 240-250 °C sob pressão atmosférica.
  • Diferentemente do vidro, não filtra a luz ultravioleta. Transmite luz UV abaixo de 300 mm. As moléculas do acrílico têm uma grande estabilidade comparada por exemplo com o policarbonato.

Um substituto para o vidro

O Acrílico ou polimetil-metacrilato (PMMA) é um material termoplástico rígido e transparente. Também pode ser considerado um dos polímeros (plásticos) mais modernos e com maior qualidade do mercado, por tem a facilidade de adquirir formas, pela sua leveza e alta resistência. É também chamado vidro acrílico. É um material plástico que pode ser transparente, translúcido ou opaco, colorido ou não, liso ou rugoso.

Como cortar

Para cortar acrílico, precisará de uma placa de contraplacado de 1 cm de espessura com um corte em V e fixa à bancada. Trace a forma pretendida na camada protectora do acrílico, que só deverá retirar depois de cortar a peça.

Como colar acrílico

Para colar as chapas de acrílico, usam-se colas especiais, à venda nas lojas da especialidade. Na sua forma pastosa, pode ser vazado em moldes ou utilizado para nele encerrar objectos para coleccionar, como flores, conchas e contas.

Formas de acrílico

Existe em chapas, tubos e varões e pode ser cortado com uma serra de rodear, limado, perfurado e colado para fazer objectos decorativos, ornamentos e caixas de arrumação. Pode ser usado em mobiliário de escritório, de cozinha e casa de banho.




Uma resposta

  1. Rosangela Responder

Deixar Comentário