Passo a passo do algodão doce

Quando falamos em algodão doce, uma imediata sensação de doçura percorre os nossos sentidos. O algodão doce é um daqueles alimentos que acaba por não fazer grande sentido, mas apenas aparentemente. Isto porque o segredo está no modo como é feito.

Dê por onde der, não há forma de se fazer algodão doce sem equipamento especial, mas a partir do momento em que se tiver uma máquina, o processo é extremamente fácil. Fique, então, a saber o passo a passo do algodão doce.

 

algodao-doce2

 

Passo a passo

A matéria prima é simplesmente açúcar. Vai precisar de calor para derreter o açúcar e transformá-lo em líquido. Este açúcar líquido terá de passar por uma série de pequenos buraquinhos e escorrer para formar os filamentos. Irá precisar de um cilindro giratório que vai impulsionar o açúcar líquido para fora, de modo a ser forçado através de orifícios e de um vasilhame para apanhar os filamentos, como um pau de barbeque.

Para se perceber melhor, o aquecedor que existe no cilindro vai derreter o açúcar e transformá-lo em líquido. Em seguida, a máquina de fazer algodão doce vai fazer girar o cilindro, forçando o açúcar líquido para fora através dos pequenos orifícios. Na altura e que esses pequenos filamentos de açúcar entram em contacto com o ar, eles arrefecem e solidificam de novo formando, assim, uma teia de fios de açúcar no vasilhame da máquina. A teia pode ser facilmente recolhida com um cone de papel ou o tal pau de barbeque.

Cientificamente falando, para quem não sabe, o açúcar é formado por minúsculos cristais granulados de sacarose que se mantêm unidos por laços químicos. O calor vem parte esses laços, provocando a quebra dos cristais em glucose e frutose. Esses açúcares vão continuar a ser quebrados pelo calor, já em carbono, hidrogénio e oxigénio. Estes dois últimos vão unir-se e, com água, o açúcar fica líquido. Depois é com a centrifugação que se torna em algodão doce. Contudo, tenha cuidado pois caso o açúcar continue a ser aquecido, ele vai tornar-se em caramelo.

Se quiser tentar, aqui vai uma explicação passo a passo de algodão doce.

  • Comece por fixar duas colheres de pau entre as páginas de um livro fechado a 30 cm uma da outra.
  • Corte a ponta de um batedor de claras, transformando-o numa vassourinha de arame.
  • Aqueça (esquentar) numa vasilha, açúcar e água.
  • É aí que vai mergulhar o ex-batedor (na mistura quente). Em seguida, agite-o rapidamente sobre as colheres e veja como terá o seu algodão doce.



Deixar Comentário