Menu

Pintura com pistola

  • on 6 de setembro de 2012
  • Likes!

Com os progressos constantes na área das tecnologias, cada vez mais surgem no mercado novos equipamentos e ferramentas de pintura que nos permitem aperfeiçoar, poupar tempo e melhorar os acabamentos.

Um desses equipamentos revolucionários é a pistola eléctrica ou a pistola de ar comprimido, usada para pulverizar uma camada uniforme de tinta sobre a superfície a pintar, como paredes.

São também ideais para pintar zonas onde é necessário disfarçar muita coisa, para pintar grandes superfícies de parede e áreas dificilmente acessíveis, como por exemplo atrás de canos.

Contudo, é necessário ter algumas precauções em relação ao seu uso:

  • Em primeiro lugar, leia sempre as instruções de uso e manutenção disponibilizadas pelo fabricante do equipamento e dê especial atenção às questões de segurança.
  • Antes de começar a utilizar o equipamento, tenha sempre o cuidado de usar roupas de proteção adequadas, como máscara e óculos. Evite a inalação da tinta e mantenha sempre os olhos bem protegidos.
  • As mãos também precisam de ficar bem protegidas. Nunca as coloque em frente ao bocal de saída da tinta, pois esta é expelida pela pistola a alta pressão, podendo causar diversos ferimentos.
  • Não se esqueça também de proteger tudo o que não deve ser pintado, uma vez que a tinta pulverizada tem tendência a espalhar-se por todo o lado.
  • Limpe todas as superfícies que vão ser pintadas. As superfícies devem ficar limpas e secas.
  • Antes de retirar o bocal da pistola, certifique-se que a desliga sempre da corrente eléctrica.

Como pintar com pistola

Este tipo de pistolas são muito leves e fáceis de utilizar. Contudo, aconselhamos que, previamente ao seu uso numa parede ou outra superfície, pratique um pouco num pedaço de papel ou cartão de teste. Não se esqueça de limpar bem o bocal da pistola, de forma a obter uma cobertura mais uniforme.

 

 

Para obter uma superfície lisa, aplique várias camadass de tinta. Regule o jacto da pistola em função da tinta a utilizar. Com camadas espessas é mais provável a tinta escorrer.

Mantenha a mão firme durante o processo de pintura: controle o gatilho com uma mão e com a outra estabilize a pistola se necessário. O bucal da pistola deve estar a pelo menos 25cm da superfície a pintar. Se a distância for maior corre o risco do jacto de tinta se espalhar mais facilmente para todo o lado, acabando por ficar com uma camada menos uniforme. Tenha também o cuidado de evitar utilizar a pistola em locais com corrente de ar, pois o leve jacto de tinta também vai espalhar, tornando-se difícil de controlar todo o processo de pintura com precisão.

Para espalhar a tinta, faça movimentos contínuos para a frente e para trás, de cima para baixo. Trabalhe afastado de cada rebordo da parede. Continue a usar a pistola de tinta até a superfície que deseja pintar esteja completamente coberta uniformemente.

Print Friendly, PDF & Email
  • GOSTARIA DE SABER ONDE EU POSSO COMPRAR ESTE COMPRESOR PARA PINTURA APRESENTADO NA DEMONSTRAÇÃO.

    manoel martiniano moura 7 de setembro de 2012 03:49 Responder
    • nas lojas do Aki, tem estas pistolas.

      Antonio 19 de setembro de 2012 17:13 Responder
      • onde fica esta loja .. Tu tens o telefone de lá?

        LEE RETTIG 12 de fevereiro de 2013 23:26 Responder
  • QUAL A VISCOSIDADE IDEAL PARA SE PREPARAR A TINTA LATEX PARA A PISTOLA

    Elizabeth Lombardi 12 de fevereiro de 2013 22:20 Responder
  • QUAL UMA BOA MARCA DE PISTOLA NO MERCADO… DE PREFERENCIA QUE NÃO TENHA TANTAS PARTES DE PLASTICO O QUAL A TORNA MENOS DURÁVEL.?

    Elizabeth Lombardi 12 de fevereiro de 2013 22:22 Responder
  • QUAL A OU AS MARCAS UTILIZADAS POR OFICINAS AUTOMOTIVAS as quais mme parecem mais resistentes e duráveis?

    Elizabeth Lombardi 12 de fevereiro de 2013 22:23 Responder
  • qual o local em são paulo que é o centro de compras para esse tipo de equipamento?

    Elizabeth Lombardi 12 de fevereiro de 2013 22:24 Responder
  • Quis as especificações quanto a potencia do equipamento mais adequado e que aguente por exemplo a pintura de uma casa sem que apresente desgaste .

    Elizabeth Lombardi 12 de fevereiro de 2013 22:25 Responder
  • gostaria pintar as paredes externas de minha casa com aquela tinta para piso, usada para revestir piso de quadra. é aconselhável? pois disseram-me que ela forma uma camada impermeável à chuva e dá bom resultado. Gostaria de aplicá-la com o revolver….. qual vossa experiencia quanto a isso?

    Elizabeth Lombardi 12 de fevereiro de 2013 22:37 Responder
    • Elizabet boa noite, existe vários tipos de tintas para piso, algumas são emborrachadas já outras não, se atenha a isso. Depois o acabamento de uma tinta pra piso funciona diferente de uma tinta acrílica para parede. olhando de perfio a tinta piso fica irregular dando aspecto de mal pintura. por isso só se aplica no chão onde não olhamos de perfil e sim de fachada, então se quiser impermeabilizar sua parede procure um acrílico impremiável com elastômero ou emborrachado ou texture a casa. espero ter ajudado

      Rolidey 6 de maio de 2015 01:40 Responder
  • Tenho casa e preciso pintar em torno de 750 metros quadrado o quantun gastarei de tinta e se preciso de mais um produto para diluir a tinta.

    Eduardo Araujo 12 de abril de 2014 16:13 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *