Regulagem da folga axial da árvore de manivelas
Essa folga deve-se conservar entre 0,070 a 0,020 mm para os motores “1 200” (até 1966) e 0,065 a 0,125 mm para os motores “1 300” e “1 500” com o limite de 0,15 mm para todos os modelos. Praticamente a folga é a mesma. O processo é o seguinte, com o motor na bancada:
1 — Mede-se a folga axial com o dispositivo VW (medida a), como se vê na figura.
2 — Retira-se o volante, o vedador (ou junta de papel) e as arruelas ou juntas espaçadoras (ponto 19 e ponto 18 ). Mede-se a espessura dessas juntas em conjunto (medida b).
3 — Somam-se as medidas “a” e “b” e do resultado subtrai-se a mediada folga prescrita, que será de 0,10 mm. O resultado dá a espessura total das juntas a se empregar (medida c). (a + b) – 0,10 – c (espessura total das juntas a se empregar) Empregam-se sempre 3 arruelas e não mais de uma junta de papel nos motores “1 200” até 1966.
Para os motores “1 200” encontram-se arruelas de ajuste com espessura variável de 0,24, 0 26, 0,28, 0,30, 0,32, 0;34 e 0;36 mm.
Para os motores “1 300” e “1 500” encontram-se disponíveis juntas com espessuras de 0,24, 0,30, 0,32, 0.34 e 0,38 mm.
No caso de verificação da folga com o motor no lugar, a medida se faz na polia, forçando-a para dentro e para fora.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
muito bom me ajudou bastante