Menu

Como reparar Portas presas

  • on 28 de abril de 2017
  • Likes!

A madeira é um material deformavel; por isso, é frequente a necessidade de reparar portas prenderem no Inverno, mas abrirem e fecharem facilmente no Verão. Este facto deve-se à variação da percentagem de humidade contida no ar, que dá origem à dilatação e contracção da madeira.

Portas Presas

As portas passam a prender devido a várias causas. Por vezes, os aros perdem a protecção da tinta e incham devido ao apodrecimento da madeira — os fungos destroem as fibras da madeira, tornando-a branda. Neste caso, deve cortar-lhe a parte deteriorada e colar e pregar uma nova. Utilize uma cola à prova de água e embeba bem os pregos. Aplique o primário imediatamente e pinte o mais depressa possível.

Uma porta pode fazer pressão contra a ombreira do lado do trinco devido à dilatação normal no Inverno. Uma folha de papel químico entalada entre a porta e o aro é uma maneira fácil de localizar os pontos em que aquela prende, os quais podem ser eliminados com uma plaina ou uma raspadeira. Raspe um pouco mais do que o necessário, tendo em conta a espessura da tinta.

O empeno geral da porta pode também levá-la a prender. Neste caso, pode ser necessário retirar a porta para reparar as juntas soltas, aplicar cola e, em seguida, apertar a porta inteira com cingentos.

A porta deve estar à esquadria antes de se aplicarem os cingentos. Um pequeno empeno numa porta, quando esta só toca no lado do trinco e na base, pode ser eliminado com uma plaina ou uma raspadeira.

Se houver uma grande alteração nas dimensões da porta, conforme a estação do ano, aplaine o excedente e mais 3 mm ou 4 mm. Pinte ou envernize imediatamente a madeira a descoberto e aplique uma tira de espuma plástica.

Para que uma porta trabalhe perfeitamente, é preciso que as dobradiças estejam devidamente embebidas. Se o estiverem exageradamente, a porta pode prender desse lado, no-tando-se, quando fechada, que as dobradiças estão sujeitas a um esforço. Normalmente, pode corrigii esta deficiência retirando as dobradiças, enchendo os rebaíxos com pedaços de cartolina e voltando a aparafu-sá-las — as dobradiças ficam junto à porta e evitam que esta prenda.

No caso de os encaixes das dobradiças serem pouco profundos, haverá uma folga do lado destas, podendo a porta prender do lado do trinco. Esta deficiência resolve-se aprofundando mais um pouco o rebaixo das dobradiças — processo muito mais correcto e eficaz do que aparar a porta a toda a altura.

Sucessivas camadas de tinta aplicadas ao longo de anos podem aumentar a espessura da porta, levan-do-a a prender. A solução, neste caso, consiste em raspar a tinta até à madeira, aplicar o primário e voltar a pintar.

Reparar portas empenadas

Uma porta pode também apresentar um empeno parcial em que uma das partes encosta antes das restantes. Uma tentativa para conseguir solucionar este problema, normalmente difícil de resolver, consiste em forçar a porta no sentido contrário ao do empeno. No caso de o canto superior do lado do trinco encostar primeiro, coloque entre ele e o batente da porta um bocado de madeira, por exemplo de 7 cm de espessura, para evitar que se feche, e depois force a parte inferior da porta a encostar, fixando-a nessa posição. Passados alguns dias, verificará que a porta ajusta melhor, embora a solução possa não ser definitiva. Nunca aplique este processo a portas envidraçadas.

Um pequeno descaimento de uma porta pode fazer prender o trinco e até impedir que a lingueta entre no encaixe. Se for possível, corrija o descaimento raspando, em vez de mexer na porta. Limar com cuidado a lingueta e o encaixe é suficiente para resolver o problema. Não se esqueça de arredondar todas as arestas limadas.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *