Os tapetes podem ser usados para irem muito além de um simples objeto para cobrir o piso, é de extrema importância escolher um tapete ideal para a sala de forma a ficar harmonioso para que crie um ambiente aconchegante. Isto é válido para a sala, assim como
vale para qualquer lugar da casa que queira decorar com um tapete.
Tapete ideal para a sala
A escolha de um bom e bonito tapete pode deixar o ambiente com o ar de elegância, pois deve combinar muito bem com os tons e estilos dos móveis e pode ser usado como uma espécie de decoração complementar, a não ser que queria fazer do tapete de uma estampa diferente um objeto de destaque no cômodo.
A primeira coisa para definir o tapete ideal para sua sala é saber qual será a maior função do tapete no ambiente além de decorar, se ele dividirá sala de estar com sala de jantar ou se apenas irá compor um desses ambientes. Depois precisa saber qual o material que melhor seria para ser usado na sala e depois deverá definir os tons e cores que trará harmonia ao ambiente, caso os móveis permitam poderá ousar e posicionar tapetes com estampas diferenciadas com tons que combinem com a casa.
Tamanho certo para o tapete da sua sala
Não se esqueça de comprar um tapete que não fique pequeno de mais na sala, no caso da sala de jantar o tapete ideal deve ter sobras de pelo menos 60 cm de cada lado para que as cadeiras estejam sempre por cima do tapete sem correr o risco da cadeira enganchar no tapete e opte em tapetes fáceis de limpar, evite os modelos de tapete redondo mesmo que a mesa for redonda. Já para a sala de estar o tapete deve ser grande o bastante para que todos os móveis do ambiente fiquem por cima do tapete ou que pelo menos o tapete fique por baixo dos sofás e das mesinhas laterais ou mesinha do centro. Caso não ache tapetes do tamanho desejado poderá procurar por empresas que façam tapetes sob medida para atender a sua necessidade de forma a ter o tapete ideal na sua sala.
Observe se no ambiente os móveis são de cores neutras assim poderá alegrar mais o ambiente apostando em tapetes com estampas mais coloridas, pois além de trazer vida a decoração acrescentará elegância para a sala, mas se os móveis e as paredes forem mais descontraídos, o tapete ideal para esta sala poderá ser um tapete mais discreto ou então combinar a decoração das paredes com os tons dos móveis que dará um efeito interessante.
Tapetes de sala em tons escuros
Para quem tem animais de estimação poderá apostar em tapetes com tons escuros, mas evite-os se o ambiente for muito pequeno afinal as cores escuras acabam dando a impressão de um ambiente menor, já o bege, cinza e natural combina com tudo. Neste caso o tapete ideal para a sala será nos tons de cor acima referidos, por não se notar tanto a sujidade provocada pelos animais de estimação.
Decoração com tapete fácil de limpar
Se precisar de um tapete fácil de limpar, o tapete ideal para a sua sala é um tapete feito de polipropileno, nylon ou de Antron, pois são mais resistentes e fáceis de limpar e de preferência que sejam de pelo curto ou de couro, sendo que os tapetes de couro são ideais para casas de decorações rústicas.
Se preferir esbanjar elegância e charme poderá adquirir um tapete volumoso, outra vantagem é que esses tapetes felpudos são muito confortáveis apenas dificulta no momento da limpeza. Mas neste caso é sem dúvida o tapete ideal para a sala de quem põe o conforto acima de tudo.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
Muito bom o artigo.
Pingback: Decoração de Ano Novo para uma Celebração Memorável - Como fazer? - Faça Você Mesmo