Técnicas de propagação de plantas

Saiba como fazer a muda e a propagação de plantas de jardim.

Divisão de touceiras

Retire a muda do vaso, saco ou do canteiro. Separe cuidadosamente as raízes dividindo a planta. De apenas uma muda é possível retirar muitas plantas. Plante-as em vasos ou canteiros.

Estacas de folhas

Corte as folhas na base. Utilize uma tesoura bem afiada para não esmagar a haste. Escolha as melhores folhas. Observe que de uma muda pode-se retirar muitas folhas sem prejudicar a planta.
Plante as folhas. Depois de uns 15 dias as ganharão raízes e devem ser transplantadas para outros potes.

Alporquia

Humedeça bem a fibra. Escolha um ramo sadio e que não faça falta à planta. Descasque um segmento de 5cm rodeando totalmente o caule. Faça uma “bolsa” com o plástico e a fibra ao redor da área descascada. Amarre bem firmes as extremidades com o arame. Dentro de 15 ou 30 dias a ganhará raízes, corte o galho abaixo da área enraizada e plante em outro vaso.

Estacas de galhos

Seleccione ramos não muito velhos e nem muito novos. Corte na diagonal com 15/20cm de comprimento. Retire as folhas inferiores e corte ao meio as folhas posteriores. Coloque 25cm de substrato no saco plástico. Humedeça levemente o substrato. Utilize pulverizador para deixar a humidade uniforme. Plante as estacas. Coloque o saco em local bem iluminado mas não sob o sol directo. Em 15 dias as estacas já estarão enraizadas.
Não é necessário regar, a própria humidade contida dentro do saco retorna para as plantas.

 Nota: A propriedade que as plantas têm de reproduzir-se a partir do caule (estacas) raízes (touceiras) ou folhas (estaca de folha) não está ligada directamente ao género ou família, é uma questão puramente genética de cada espécie, nas técnicas que apresentaremos indicaremos algumas espécies apropriadas a cada técnica, outrossim indicações do sistema de duplicação estão disponíveis nas publicações especializadas.

 

 




3 Comments

  1. matheus vinhas Responder
  2. Matheus Barbosa Responder
  3. Juliana Responder

Deixar Comentário