Terrenos aridos podem dar bons jardins

Com planeamento e determinação, pode transformar um paraíso árido

num  terreno perfeito para um belo jardim, com vistas fantásticas na encosta de uma Montanha. Uma linda vista mas num um terreno inclinado!

Ideal para construção de uma habitação, mas a execução de um jardim perfeito é uma tarefa árdua.
Primeiro passo:  definir o espaço que se pode utilizar. Vedar o terreno com muros para maior privacidade e ajuda a combater a inclinação!

Temos a definição do nosso  espaço, multi- nível, adequado ao plano que se idealizaou.

Na elevação mais alta perto da casa, um espaço relvado, um pátio com uma churrasqueira e uma área com plantas nativas, incluindo um cacto ‘cholla’ e um ‘ocotillo’. Utilize plantas nativas para assegurar a sua sobrevivência, neste ambiente duro e árido. Divida com tijolo de estuque a área de lazer,  faça uma escadaria larga, que leva aos níveis mais baixos do jardim. Utilize vários revestimentos de solos  para cobrir o nível superior com uma camada de mistura de pedras, e de baixa manutenção, e não requer rega.
Um quintal de vegetais no segundo nível. O solo por vezes contem muito rochedo, faça canteiros elevados com terra de jardim de boa qualidade. Para regar adequadamente os vegetais, instale um sistema de rega automático.
Construa vários caminhos por debaixo do segundo nível, que  acedem a todo o jardim. Os caminhos também reduz o correr da água da chuva para as árvores e arbustos

Para dar sombra, plante uma árvore-da-mesquita Chilena. Neste nível pode plantar um pequeno pomar.

Vale o esforço

Passados alguns anos, terá um quintal onde desfruta as  horas de relaxe. Seja a receber visitas, a apanhar fruta ou vegetais, a observar as habilidades dos pássaros ou outros animais selvagens, ou simplesmente a passar algum tempo a sós, o seu quintal tornar-se-á uma boa terapêutica.




4 Comments

  1. Maria Regina Emiliano Responder

Deixar Comentário