A tinta à base de leite já é usada desde o inicio dos tempos. Há indícios da sua aplicação em gravuras de cavernas e até em artefactos no Antigo Egipto. Contudo, é com a América colonial que ela ganhou mais força, pois o leite e água eram ingredientes mais baratos que os luxuosos componentes das tintas de óleo.
Trata-se de uma alternativa orgânica e amiga do ambiente, que tem vindo a ganhar novamente maior popularidade face às tintas químicas que encontramos à venda nas grandes superfícies e lojas da especialidade. É uma tinta que combina muito bem com madeira, embora se posso aplicar em quase todas as superfícies de interior. Seca rapidamente, não tem cheiro, o seu acabamento é muito durável e lavável com um simples pano húmido.
O que vai precisar para fazer tinta com leite:
- um pouco de leite desnatado à temperatura ambiente
- um recipiente limpo e transparente
- uma peneira de metal
- uma tigela
- uma colher de metal
- colorante (da cor à sua escolha)
- um pincel
- cera de abelha
Como preparar a tinta de leite:
O leite que vai servir de base à tinta deve ser cuidadosamente preparado com pelo menos uma semana de antecedência. Deite o leite num recipiente transparente (pois vai conseguir controlar melhor todo o processo de separação) e cubra com um pano. Coloque o recipiente com o leite numa zona quente da casa e deixe-o repousar cerca de sete dias. Após o tempo de repouso já deve conseguir ver o leite separado em coalhadas sólidas e soro.
De seguida, peneire a mistura para um tigela, separando a coalhada do soro. O soro pode deitar fora, mas mantenha a coalhada. Com a colher comprima a coalhada e faça-a passar pela peneira para a tigela. Volte a deixar repousar durante algumas horas e retire o soro que ficou no fundo da tigela. Reserve a coalhada para mais tarde.
Prepare a superfície a pintar. Aconselhamos que limpe bem e lixe para eliminar quaisquer restos de tinta velha ou partículas, de forma a tornar a superfície mais lisa e fácil de trabalhar com a tinta.
Misture o colorante à coalhada até que o resultado seja uma pasta homogénea. Lembre-se que depois de seca a cor tem tendência a ficar menos intensa. Depois da mistura feita, apenas lhe falta pintar a superfície que pretender: um móvel de cozinha, um armário, uma pequena mesa, etc. Aplique a tinta com um pincel e passe-a na madeira, mas sempre na direção do veio. Deixe secar a primeira camada de tinta de leite durante algumas horas e aplique uma segunda camada deixando secar a tinta de leite toda a noite. Para finalizar coloque um pouco da cera num pano limpo e friccione bem, seguindo novamente o veio da madeira.
vai de suvinil…
surpreendente.nao fazia ideia
Nem sei se é bom, mas pelo preço das tintas seria uma boa opção!
Muito interessante
Achei intessante. Minha questão é se possobsubstituir a cera de abelha por outra coisa, porque nunca vi disso na área em k moro. Só pode ser leite desnatado?
voce pode substituir a cera por oleo de tungue, fica maravilhoso…
Parece ser bom! Sera que fica nitida a cor ? Obg
Oi! Quando voce diz lavavel com pano úmido, quer dizer que sai quando em contato com a água?
gostaria para usar com utensilio de conzinha em madeira…
Obrigado.