Existem vários tipos de dobradiças, saiba quais são e como instalar as dobradiças.
Como colocar dobradiças em madeira
Desenhe o contorno do encaixe utilizando uma patilha da dobradiça como guia. O fiel de articulação deve ficar ligeiramente mais deslocado para a face interior da porta.
Com um formão, corte a madeira segundo o contorno da patilha fazendo-o penetrar verticalmente até uma profundidade igual à espessura da patilha. O chanfro do formão deve estar virado para o rebaixo.
Com o chanfro do formão para baixo, desbaste até à linha de fundo. O fundo do encaixe ficará mais perfeito se fizer pequenos cortes sucessivos na madeira, em vez de cortes muito compridos.
Corte as aparas finas ao longo da linha de profundidade do encaixe, batendo levemente no cabo do formão. Mantenha o chanfro sempre voltado para cima.
Tipos de Dobradiças
Dobradiça de uma folha: Utilizada em portas simples, caixas, janelas e biombos.
Dobradiça de fiel: O fiel pode ser retirado, o que permite desmontar as portas, tas sem retirar os parafusos.
Dobradiça de leme: É a mais correntemente usada em portas de habitações, porque permite retirá-las facilmente sem mexer nas dobradiças.
Dobradiça de mola: Utilizada em portas que devem fechar-se por si próprias (vaivém, ou doidas). Existem de uma mola — simples —, para portas que se abrem num só sentido, e com duas molas — duplas—, destinadas às que se abrem nos dois sentidos.
Dobradiça de ponto: Também designada por ponto para móveis, deve ser embutida nos cantos superiores e inferiores das portas que não podem receber dobradiças lateralmente. As patilhas são montadas em rebaixos feitos na porta e no móvel. A dobradiça de baixo deve ser sobrelevada para evitar que prenda.
Dobradiça desmontável. Permite retirar facilmente as portas de armários, caixas ou arcas para se proceder à reparação ou pintura.
Dobradiça para geleira: Própria para portas que assentam à face da estrutura, como, por exemplo, as dos armários de cozinha. A peça de suporte assenta na estrutura e a patilha móvel fixa-se à face exterior da porta. A espessura da porta tem de ser igual à altura da dobradiça.
Dobradiça invisível: Para portas colocadas à face do armário. À as que encaixa em furos abertos tanto na porta como no armário. e as que são montadas em rebaixos escavados na porta ou no armário. Podem ser esquerdas ou direitas.
Dobradiça para tampo basculante: Permite uma articulação de forma a ficar à face, tanto na posição de levantada como na de baixada. O bordo da dobradiça é embutido na face interior. Esta dobradiça pode ser utilizada à esquerda ou à direita.
Dobradiça contínua, ou de piano: Utiliza-se em tampas de caixas, arcas, baús, etc. A dobradiça é cortada de acordo com o comprimento da tampa.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
Achei muito bom, com explicações interessantes, mas gostaria de desenho de cada tipo. Mesmo assim, foi muito útil, principalmente para mim, que tentarei consertar um móvel antigo, que tem os batentes roliços.
Muito obrigado, Norival Manetto , de Bragança Paulista.