Volante do motor do Volkswagen Carocha – Fusca
Examinam-se o desgaste da superfície de atrito com o disco de embreagem e seu empenamento. É permitida uma retifica de 0,2 mm no máximo. Se a cremalheira estiver muito desgastada, o que só pode ocorrer quando o motor já tiver tido muito uso, o volante deve ser substituido. Verifica-se os pinos-guia que devem alojar perfeitamente nos furos. Se estes estiverem gastos, furam-se outros com o diâmetro de 5,8 exatamente em diagonais opostas às existentes e em cruz e faz-se o polimento para atingir o diâmetro prescrito de 6 mm com a ferramenta VW 231 a/b. Substitui-se os pinos-guias. Os furos antigos serão obstruídos por pinos e leva-se a efeito o balanceamento estático e dinâmico antes da remontagem da árvore de manivelas.
Na reposição do volante do motor colocam-se as juntas de ajuste de acordo com a folga axial como se detalha adiante. O anel de borracha usado nos modelos “1 300” e “1 500” se aloja em uma ranhura existente no volante do motor. O parafuso de fixação do volante é ôco e nele se aloja o rolamento de agulhas de apoio da árvore primária da caixa de mudanças. Unta-se o rolamento com graxa macia.
Se estiver gasto deve ser substituído. A torção de aperto do parafuso é de 30,0 kgm.
Nos modelos “1 300”, “1 500”, “1 600” e “1 600” plano não se emprega mais a junta de papel. Em seu lugar se encontra um anel de borracha.
Paulo, um engenheiro altamente qualificado e criativo, fundou um site inovador focado na construção pré-fabricada, um campo no qual ele tem vasta experiência prática, adquirida através de numerosos projetos “faça você mesmo” (DIY) que empreendeu antes mesmo de completar sua formação acadêmica. Sua jornada única, combinando autodidatismo com educação formal, dotou-o de uma perspectiva excepcionalmente prática e inovadora sobre a construção. Com uma paixão profunda pela sustentabilidade e pelo ethos DIY, Paulo transformou seu site em uma plataforma de destaque para compartilhar insights detalhados sobre a construção pré-fabricada, destacando sua eficiência, economia, e menor impacto ambiental.
Através de tutoriais detalhados, estudos de caso e análises técnicas, Paulo não só educa seus leitores sobre as técnicas e benefícios da construção pré-fabricada, mas também inspira uma nova geração de construtores e entusiastas do DIY a abraçar práticas mais sustentáveis. Ele utiliza sua experiência para demonstrar como projetos complexos de construção podem ser simplificados e realizados de maneira mais ecológica. Além disso, Paulo se engaja ativamente com sua comunidade online, respondendo dúvidas e incentivando discussões que promovem uma troca rica de conhecimentos e experiências.
O site de Paulo se tornou uma referência indispensável não apenas para aqueles interessados em construção pré-fabricada, mas também para quem valoriza a ética do “faça você mesmo” e deseja aplicá-la de maneira responsável e sustentável. Ele é reconhecido como um especialista no campo, não só por sua expertise técnica, mas também por sua habilidade em comunicar conceitos complexos de forma acessível e motivadora.
BOM GOSTARIA DE SABER SE Á ALGUM GEITO DE RECUPERAR O DESGASTE DOS PINOS GUIA DO VOLANTE DO MOTOR DO FUSCA SEM DESMONTAR O MESMO !!!(OS 4 PINOS COM FOLGA E VOLANTE SAI DE CENTRO )
OBRIGADO !!!