Como consertar um aparelho de ar-condicionado

Os sistemas de ar-condicionado de ar do tipo central possuem dois componentes muito importantes: o evaporador e condensador. A unidade do condensador normalmente fica localizada do lado de fora da casa em uma placa de concreto. A serpentina do evaporador pode ser montada no plenum ou na junção do duto principal acima do aquecedor.
A maioria dos sistemas de ar condicionado do tipo central é conectada a um sistema doméstico de distribuição de ar e de energia. Portanto, o motor, o ventilador e o duto utilizados para o aquecimento também são usados como distribuidores de ar frio do sistema do ar condicionado. Quando um ar condicionado do tipo central estiver em funcionamento, o ar quente de dentro da casa irá fluir para o aquecimento pelo duto de ar de retorno. O ar quente é deslocado pela ventoinha através da serpentina do evaporador arrefecida no plenum e então é liberado através dos dutos para resfriar a casa. Quando o ar condicionado estiver em funcionamento, mas a casa não estiver fria, é provável que o problema esteja no sistema de distribuição.

Componentes indispensáveis e procedimentos de manutenção

É importante que as serpentinas, o filtro, o ventilador, as aberturas de drenagem, e o termóstato sejam verificados com frequência para evitar problemas maiores.

Serpentinas do evaporador e  condensador

Limpe as serpentinas do evaporador e do condensador no início da estação fria e uma vez por mês durante a estação. Se você mora em uma região muito poluída, limpe ou troque o filtro com mais frequência. Passe um aspirador de pó nesses componentes. Se as aletas das serpentinas estiverem tortas, endireite-as com um pente específico, à venda na maioria das lojas especializadas Esse pente é projectado para deslizar nos espaços entre as aletas. Use-o com cuidado, pois as aletas são
compostas por uma camada fina de alumínio e podem ser danificadas com facilidade.

Filtro

No início de cada estação fria e uma vez por mês durante a estação, remova a grade frontal e limpe ou troque o filtro. Se você mora em uma região muito poluída, limpe ou troque o filtro com mais frequência. A maioria dos sistemas de ar condicionado possui um filtro lavável parecido com uma borracha esponjosa. Limpe o filtro com uma solução de detergente suave e água. Enxagúe bem. Deixe o filtro secar por completo antes de reinstalá-lo. Algumas unidades possuem um filtro descartável, semelhante a um filtro de aquecimento. Quando esse tipo de filtro ficar sujo, troque por um novo do mesmo tipo.

Ventilador

Quando um ventilador apresentar mau funcionamento, o problema poderá estar nas pás sujas ou frouxas. Se o ventilador não funcionar ou emitir um ruído, limpar e apertar irá resolver o problema. Veja abaixo como reparar o ventilador de um ar condicionado para sala.

1) Abra o gabinete e localize o ventilador.

2) Limpe todas as partículas com um aspirador de pó e um pano macio.

3) Verifique se o motor do ventilador na base afrouxou. A pá é apertada na base com parafuso de fixação no centro da pá. Aperte o parafuso de fixação com uma chave de fenda. Se o ar condicionado tiver um ventilador de rotação, aperte o ventilador na base do motor inserindo a chave de fenda longa através da abertura no ventilador. O ventilador está instalado em seu compartimento com parafusos e a vibração pode afrouxar esses fixadores. Portanto, aperte-os com uma chave-inglesa.

4) Se ventilador tiver aberturas para óleo, coloque várias gotas de óleo para motor não detergente em cada abertura, no início da estação fria.

5) Se você suspeitar que o motor do ventilador está com defeito, teste-o com o multímetro na escala de RX1. Desconecte os fios dos terminais e prenda as sondas do multímetro aos fios. Se o medidor indicar entre 3 e 30 ohms, o motor está funcionando de maneira apropriada. Se o medidor indicar zero ou um número bem maior, troque o motor.

Para retirar o motor do ventilador, remova o ventilador, os cabos de força e vários parafusos de montagem. Instale o novo motor fazendo o procedimento inverso. No entanto, caso a serpentina do condensador precise ser removida para tirar o ventilador, não tente retirar o motor. Chame um profissional especializado.

Aberturas de drenagem

Conforme o ar condicionado funciona, a humidade condensada e o vapor de água da serpentina do evaporador são conduzidos pelas aberturas de drenagem ou por uma abertura entre a divisão no meio da serpentina do evaporador e da serpentina do condensador. Nesse ponto, o ventilador impulsiona a humidade contra a serpentina do condensador, onde a água é dissipada. As aberturas de drenagem podem ficar entupidas com sujeira. O resultado é o vazamento de água no mecanismo, geralmente na parte inferior da grade. Para prevenir o entupimento, limpe as aberturas com um pequeno pedaço de fio ou com a lâmina de um canivete. Faça isso no início de cada estação fria e em todos os meses durante a estação. Verifique também o lado do condensador do ar condicionado. Alguns modelos possuem uma abertura de drenagem na extremidade inferior da estrutura do gabinete. Se o seu ar condicionado tiver essa abertura de drenagem, limpe-a quando for limpar as outras aberturas.
O ventilador, o motor e o compressor requerem uma manutenção de rotina para manter sua unidade de ar condicionado funcionando de maneira mais eficiente. A seguir veja algumas instruções simples.

Termóstato

O termóstato está localizado atrás do painel de controlo. Siga as instruções abaixo para testar e/ou trocar o termóstato.

1) Remova a grade e o painel de controlo da unidade. O termóstato possui um bulbo sensor especial conectado a ele, que se estende do termóstato até a área da serpentina do evaporador. Sua função é detectar a temperatura controlada pelo termóstato.

2) Remova o termóstato com cuidado para que você recoloque o bulbo sensor na mesma posição mais tarde. Para facilitar a troca, marque a localização do bulbo antes de remover o termóstato.

3) Verifique o termóstato com o multímetro na escala de RX1. Conecte as sondas do testador aos terminais do termóstato e coloque o botão do controle de temperatura na opção mais fria. Se o medidor indicar zero, o termóstato está funcionando de maneira apropriada. Se indicar um número maior do que zero, troque o termóstato por um novo do mesmo tipo. Se o termóstato estiver preso ao painel de controlo ou à estrutura com parafusos ou grampos de metal, conecte o novo termóstato do anterior.

Manutenção do condensador

Na maioria dos sistemas de ar condicionado, o condensador está localizado do lado de fora da casa e, por isso, tem tendência de acumular sujidade, fragmentos de árvores e poeira trazida pelo vento. O condensador tem um ventilador que circula o ar através da serpentina do condensador. A serpentina precisa ser limpa pelo lado da entrada de ar. Antes de desligar a força do ar condicionado, verifique em que direcção o ar circula através das serpentinas. Veja como limpar o condensador:

1) Retire tudo o que puder estar obstruindo a passagem de ar.

2) Limpe o condensador com um limpador de serpentina, disponível em lojas de suprimentos para refrigeradores (eles contêm instruções para uso). Lave a serpentina (não use mangueira) e deixe secar.

3) Limpe as aletas com uma escova macia para remover a sujeira acumulada. Talvez seja necessário remover a grade protectora para alcançá-la. Não limpe as aletas com uma mangueira de jardim, pois a água poderá transformar a sujeira em lama, acumulando-as entre as aletas. Limpe as aletas com muito cuidado: elas são compostas por uma fina camada de alumínio e podem se danificadas com facilidade. Se as aletas estiverem tortas, endireite-as com um pente específico (à venda na maioria das lojas especializadas). Esse pente é projectado para deslizar nos espaços entre as aletas. Use-o com cuidado para evitar danos.

4) Verifique o suporte de concreto no qual o condensador está localizado para ter certeza de que está nivelado. Nivele a parte da frente com a parte de trás e os lados com a parte superior da unidade. Se a base for estabelecida, levante-a com uma alavanca de resistência e force o cascalho ou as pedras debaixo do concreto para nivelá-la.

Limpeza do evaporador

O evaporador do sistema de ar do tipo central está localizado bem acima do aquecimento no plenum. Talvez o evaporador não esteja acessível. Caso esteja, você pode limpá-lo uma vez ao ano. Se no plenum houver um isolamento com conduítes metálicos na parte da frente, você poderá limpar o evaporador. Se o plenum for uma caixa lacrada com uma camada de metal, não tente abri-la. Siga as instruções abaixo para limpar um evaporador.:

1) Retire o isolamento com conduítes metálicos que está na parte da frente. É provável que ele esteja isolado com fita. Retire a fita com cuidado porque você terá de colocá-la de volta depois. Atrás do isolamento está a placa de acesso, presa no local por vários parafusos. Remova os parafusos e retire a placa.

2) Limpe toda a parte inferior da unidade do evaporador com uma escova dura. Se não conseguir alcançar toda a parte de trás, traseira deslize o evaporador um pouco para fora para a limpar a área. O evaporador pode ser retirado mesmo que tenha tubos rígidos conectados a ele. Tome cuidado para não dobrar os tubos.

3) Limpe a bandeja abaixo do evaporador. Essa bandeja libera a condensação do evaporador. Despeje 1 colher (de sopa) de alvejante doméstico dentro do orifício da bandeja para prevenir o crescimento de fungos. Quando o tempo estiver muito húmido, verifique o tubo de drenagem e o recipiente da condensação em dias alternados. Se houver muita humidade no recipiente, o orifício da linha de drenagem pode estar entupido. Desobstrua o orifício com um pedaço de arame.

Manuseio do refrigerador

O líquido de arrefecimento usado na maioria dos sistemas de ar condicionado é chamado de Freon. Se o sistema não contém a quantidade apropriada de Freon, haverá pouco ou nenhum resfriamento. Se você suspeitar que haja um problema com o Freon, chame um profissional para recarregar o sistema. Precaução: não tente carregar as linhas de refrigerador do seu sistema.
Agora repare as linhas do líquido de arrefecimento do sistema. Examine as linhas do condensador localizadas fora do evaporador. Se o isolamento estiver danificado ou gasto, ele irá diminuir a eficiência do resfriamento e deverá ser trocado. Troque o isolamento danificado ou gasto da linha do líquido de arrefecimento por um novo material de isolamento do mesmo tipo o quanto antes. Siga as instruções de instalação do fabricante. Muitas casas ou apartamentos usam sistemas de ar condicionado do tipo janela. Também é importante saber como manter ou cuidar dessas unidades menores. Na próxima secção, aprenda como enfrentar problemas e manter essas unidades funcionando perfeitamente.

4) Coloque a parte de trás de volta, reinstale a placa e envolva com a fita isolante.

5) Ligue o ar condicionado e verifique se há vazamentos. Vede os vazamentos com uma fita para dutos.




129 Comments

  1. joel cruz Responder
  2. GILDEMAR Responder
  3. Donovan Responder
    • Rodrigo Responder
  4. cesar Responder
    • Rodrigo Responder
      • flavio Responder
        • Vitor
      • Fabio Responder
  5. claudenir Orrtiz Responder
  6. RONALDO GOMES Responder
    • martins Responder
  7. luciano Responder
    • Vitor Responder
  8. flavio Responder
    • Vitor Responder
  9. ROMULO Responder
  10. lourival novais de paula Responder
  11. val gomes Responder
  12. SALVADOR MORAL Responder
  13. caetano Responder
  14. alessandro Responder
  15. marco paulo Responder
  16. luiz carlos Responder
  17. Arllen Responder
  18. robson luis severiano Responder
  19. amaury Responder
  20. maria vitoria guimaraes silva Responder
  21. Felipe Zanini Responder
    • Bruno F. Responder
  22. Humberto Responder
    • Rafael Responder
    • otmir Responder
  23. Flávio Responder
  24. Felipe Teixeira Responder
  25. Luiz Ricardo Responder
    • otmir Responder
  26. emerson luiz Responder
    • marcos silva Responder
  27. oswaldo lessa Responder
  28. RAI BISPO Responder
  29. Hercules Cezar Responder
  30. daiane Responder
  31. flavio Responder
    • otmir Responder
  32. diego Responder
  33. anderson soares Responder
  34. Júlio César Responder
  35. Joildo Responder
    • wilson Responder
  36. Joildo Responder
  37. Joildo SP Responder
  38. gilton Responder
  39. Frederico Responder
  40. Jorge Fernando Responder
  41. Roberto Responder
  42. Luciano Responder
    • wilson Responder
  43. reginaldo o maciel Responder
  44. Sérgio Tomás Responder
  45. midionos Responder
  46. Salvador Responder
  47. viana Responder
  48. leonardo Responder
  49. LUIZ VASCONCELOS Responder
  50. Eduardo Zanatta Responder
  51. Messias Responder
    • bom clima Responder
  52. Vanessa Hasman Responder
  53. Anselmo Responder
  54. Gilberto Responder
  55. Jefferson Responder
    • bom clima Responder
  56. Jorge Oliveira do Vale Responder
  57. alberto Responder
  58. roberto Responder
  59. bruno Responder
  60. tiago ferreira lopes Responder
  61. marli Responder
  62. Augusto Responder
  63. Sergio Responder
  64. Ismael Responder
  65. cleomar Medeiros Responder
  66. Madalena Responder
  67. fabio da silva Responder
  68. fabiano Responder
  69. NELSON PRATES Responder
  70. marcos André r casais Responder
  71. José Paulo Massa Junior Responder
  72. andre Responder
  73. fernando carneiro Responder
  74. zenildo sobrinho Responder
  75. Jose Sergio Fernandes de Amorim Responder
  76. Luiza Responder
  77. flavio Responder
    • marcel Responder
  78. MICHEL BEÇA Responder
  79. Diego Santana Responder
  80. Kleber Responder
  81. Marcelo Responder

Deixar Comentário