Manutenção de aquecedores

A maioria dos sistemas de aquecimento não apresenta grandes problemas e até pode ser fácil.
Uma manutenção de aquecedores eficiente é o resultado de uma manutenção regular. Seja qual for o tipo de aquecedor que tem, existem variadas coisas que pode fazer para proceder a uma boa manutenção de aquecedores.

Obviamente que o pior inimigo de um aquecedor é a sujidade, pois ela poderá provocar desperdício de combustível e redução de eficiência do aparelho.
Deste modo, uma limpeza do aquecedor é a parte mais importante de uma manutenção de aquecedores, pois ela afeta seus componentes básicos, o sistema de filtro, o compressor e o motor.

No início de cada estação fria, deverá substituir, ou pelo menos limpar, o filtro do aquecedor. Caso faça uso por longos períodos de tempo, esta limpeza e manutenção de aquecedores deve ser feita mensalmente. Retire o filtro e erga-o contra a luz. Se ele estiver obstruído, deverá substituí-lo.

O tamanho do filtro encontra-se impresso na borda da moldura, sendo que a seta na borda indica a direção correta do fluxo de ar através do filtro.

Manutenção de aquecedores

Para substituir o filtro vai precisar de uma chave de fendas, de um filtro novo, de uma escova de dentes, de aspirador e panos de limpeza. Para uma correta manutenção de aquecedores, deverá começar pelo filtro. Procure o painel de metal na parte frontal do aquecedor e deslize o painel para fora dos ganchos de retenção (ou desaparafuse-o da caixa) e inspecione o filtro. Se for caso disso, substitua o filtro e limpe a unidade do compressor, bem como as correias e carcaça do motor. Para limpar o compressor, remova o painel através do qual poderá aceder ao compressor.

Se o cabo de força conectado à caixa do ventilador for curto demais para permitir que a unidade de ventilação deslize por completo, deverá desconectá-lo. Mas, em primeiro lugar, marque as conexões para que depois as possa colocar devidamente.

Com a escova de dentes, limpe as lâminas do ventilador. Depois, com o aspirador, remova a sujidade e resíduos que foram libertados com a escovação. Aspire, também, as correias e polias. Limpe a carcaça do motor para que não se acumule calor no seu interior.

Manter o bom funcionamento do motor é um fator de extrema importância numa manutenção de aquecedores. Se o seu tiver motor com portas a óleo, deverá ser lubrificado anualmente, aplicando duas ou três gotas de óleo de motor não detergente 10W em cada porta.

Nos aquecedores com compressores, todas as correias devem ser inspecionadas. Se estiverem desgastadas ou rasgadas, deverão ser substituídas por outras do mesmo tipo e tamanho.

Durante a manutenção de aquecedores, para substituir uma correia, vai precisar de uma chave inglesa e de uma correia nova.

Em primeiro lugar, solte os parafusos de montagem do motor e deslize-o para a frente, em direção à unidade do compressor. Remova a correia desgastada e estique a nova no seu lugar, sobre as polias. De seguida, volte a colocar o motor e aperte os parafusos para aumentar a tensão.

Os parafusos deverão ser ajustados para que haja cerca de 1,5cm de deflexão na correia quando for pressionada no seu ponto central, entre as suas polias.




Deixar Comentário